PR lança programa de redução da produção de lixo

O Paraná produz cerca de 8 mil toneladas de lixo por dia. Desse material, 69% não têm destino adequado. Um programa lançado hoje pelo governo do Estado pretende reduzir esse volume em 30%. Para isso, quer acabar com lixões existentes em 188 municípios até 2006.

O governo vai investir recursos de R$ 12,7 milhões para a construção de aterros sanitários, além de capacitação de gestores municipais que atuarão nesses locais e garantirão seu correto funcionamento.

Batizado de Desperdício Zero, o programa será coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. O secretário da pasta, Luiz Eduardo Cheida diz que até o fim do ano que vem todos os municípios do Paraná deverão ter uma área para a destinação final de resíduos, cumprindo inclusive uma lei estadual sancionada em 2002.

Para que esse programa dê certo, a secretaria assinou um termo de cooperação com todos os municípios, além de mais de setenta empresas e instituições que também se comprometeram em reduzir a quantidade de lixo, ou dar um destino adequado aos produtos gerados. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo