PPP garantirá “taxas asiáticas” de crescimento, diz Mantega

A aprovação do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) é fundamental para o Brasil alcançar “taxas asiáticas” de crescimento (em torno de 6% a 7% do Produto Interno Bruto) a partir do próximo ano, disse hoje (16) o ministro do Planejamento, Guido Mantega. Ele afirmou que a aprovação da PPP é a prioridade do governo neste segundo semestre por possibilitar atração de investimentos privados para o setor de infra-estrutura. “Estou fazendo corpo a corpo para discutir com os (senadores) recalcitrantes, visando convencê-los a votar favoralmente ao projeto”, comentou, assinalando que o maior opositor à matéria é o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE).

As dúvidas da “minoria oposicionista” contrária ao projeto, conforme Mantega, se referem à possibilidade de a PPP ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Segundo o ministro haverá limites de endividamento de Estados e municípios e da União em relação ao volume de projetos de PPP a serem aprovados. “São pontos perfeitamente solucionáveis, pois não nos custa fazer qualquer tipo de aditivo na lei para podermos aprová-la”, disse, reforçando que o assunto é suprapartidário. “Estados governados pela oposição, como São Paulo, Minas Gerais e Goiás, estão aprovando a PPP. Por que não o governo federal?”, indagou.

Mantega espera que o PPP passe no Senado até setembro para que o País possa sentir os efeitos já no próximo ano. “Se isso ocorrer, podemos prever taxa de crescimento em 2005 de 6% ou 7%, bem acima da previsão de 4%”, comentou, explicando que, embora o Brasil não “estanque” sem a PPP, baixos investimentos na infra-estrutura farão com que o País perca competitividade internacional.

Voltar ao topo