O candidato do PT ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, disse nesta terça-feira (22) que não apoiou a greve dos metroviários realizada na capital paulista na terça-feira passada. Durante sabatina promovida pelo Grupo Estado, ele ressaltou, no entanto, que o debate colocado pelos trabalhadores sobre a privatização da Linha 4 é justo. Mercadante criticou a negociação que envolve o metrô paulista, mas disse que é favorável à idéia de Parceria Público-Privada (PPP). "Acho, inclusive, que dá para melhorar a relação entre as empresas concessionárias de presídios. Porque PPP, no governo do PSDB, foi pedágio, presídio e PCC (Primeiro Comando da Capital)", alfinetou.

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Na opinião do petista, o motivo que levou os metroviários paulistanos à greve tem fundamento, porque a negociação da parceria entre Estado e setor privado deveria ter sido melhor negociada, com um aporte mais substancial de recursos por parte das empresas envolvidas. O candidato destacou que, pelo contrato o Estado tem obrigações a cumprir, inclusive com cessão da arrecadação das bilheterias, enquanto o setor privado teria "risco zero" no investimento.

"Ele (setor privado) tem a garantia da bilhetagem, tem o aporte de R$ 75 milhões e investe menos de um terço. E com o que é que o setor privado fica? Fica com toda a receita da bilhetagem, durante 30 anos, toda a propaganda que for feita, todo o aluguel das estações, shoppings, lojas que foram feitas", comentou o candidato do PT. "Eu não apoiei a greve. Disse que a greve era um instrumento que, no meu ponto de vista, especialmente num setor especial, como o transporte público de massa, traz um imenso transtorno à sociedade. Não pode a população pagar, mesmo quando a causa dos trabalhadores é justa e legítima", afirmou, destacando que existem outras formas de os trabalhadores expressarem a sua preocupação.

Ao criticar as privatizações feitas pelo governo do PSDB no estado, Mercadante ressaltou que as estradas estaduais tiveram, em dez anos, reajustes superiores a 200% do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), indicador que mede a inflação na cidade de São Paulo. "Evidente que eu não vou fazer aqui arroubos de voluntarismo e quebrar um ato jurídico", comentou.

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Trem-bala – Durante a sabatina, Mercadante voltou a defender a construção da linha do trem-bala, ligando São Paulo a Campinas, inclusive com a participação da iniciativa privada. "É um transporte seguro, cômodo, que economiza energia e que todas as grande manchas urbanas, especialmente as mais desenvolvidas, utilizaram esse padrão para resolver seus problemas viários", argumentou, citando a cidade de Tóquio, no Japão, como exemplo.

"Pretendo restabelecer esta prioridade. O custo deste projeto é de R$ 2,7 bilhões em quatro anos. Com parceria com a iniciativa privada, dá para fazer", salientou, dizendo que o governo do PSDB foi "incapaz de pensar em projetos estruturantes" durante o período em que governou o Estado.

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