Postos de informações turísticas começam a operar na segunda

Começam a operar na próxima segunda-feira (27) os 15 Postos de Informações Turísticas do litoral paranaense, mantidos pela Secretaria de Estado do Turismo e Paraná Turismo para a temporada de verão.

Para facilitar o acesso aos postos, o DER já iniciou a implantação de 57 placas de sinalização turística, que integram um conjunto de ações implementadas pela Operação Viva o Verão 2005, do Governo do Paraná.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, "a previsão é concluir a instalação das placas antes do Natal". Em cada placa consta a letra "i" que identifica internacionalmente o local destinado a informações turísticas, uma seta indicando a direção e as palavras "Posto de Informação Turística".

Bem localizados e distribuídos nos sete municípios litorâneos, cada posto contará com duas pessoas para o atendimento (em sua maior parte estudantes universitários de Turismo) e permanecerá aberto das 8 às 19 horas. Em alguns municípios, o horário poderá ser estendido em mais uma hora.

Pesquisa

Outra ação inserida na Operação Viva o Verão 2005 e que faz parte das estratégias da Secretaria de Estado do Turismo é a pesquisa de demanda turística. Esse trabalho será realizado durante cerca de dez dias, a partir de 14 de janeiro, junto aos terminais rodoviários, praça de pedágio e rodovias que partem do litoral em direção ao planalto.

O objetivo da pesquisa é levantar o perfil do veranista e a quantificação do fluxo. Com essa informação, a Secretaria de Estado do Turismo vai alimentar o banco de dados da série histórica. Além disso, a avaliação dos equipamentos disponíveis ao veranista (infra-estrutura) vai dar origem a indicadores que vão beneficiar os próprios municípios. Tais informações também serão utilizadas pelo Programa de Ação para o Desenvolvimento Integrado do Turismo ? Prodetur/Sul, que colocou a região litorânea do Paraná como a segunda área a ser beneficiada, logo após a região de Foz do Iguaçu e Costa Oeste. O programa prevê um investimento de US$ 100 milhões no Paraná

Voltar ao topo