Portugal quer ampliar negócios com o Paraná

O embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, disse nesta quarta-feira (15) ao governador Roberto Requião que existe enorme possibilidade de grupos privados portugueses investirem no Paraná e que, para isso, tem procurado apoiar a Câmara Portuguesa de Comércio no Sul do Brasil, que pretende fazer uma junção entre empresários dos dois paises.

O embaixador fez questão de destacar que o governo de seu país tem dado sinal político, desde o final dos anos 90, quando tiveram início os grandes investimentos no Brasil, de que ?o Brasil é um país com grande futuro e que oferece todas as condições de confiança para os investidores. E foi em função dessa determinante governamental que muitos grupos privados, se estabeleceram no país. Hoje, existem 600 empresas portuguesas estabelecidas no Brasil, gerando mais de 100 mil empregos diretos?.

Nesta quinta-feira (16), o embaixador Francisco Seixas da Costa pretende se reunir com o secretário estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul, Virgilio Moreira Filho, justamente para avaliar a possibilidade de colocar o Paraná no caminho dos empresários portugueses que desejam investir no Brasil. ?Vamos conhecer as potencialidades do Estado e as possibilidades de investimentos futuros. Mesmo porque as empresas portuguesas que têm um grau de internacionalização cada vez maior. Eu disse ao governador Requião que é preciso trazer mais empresas para o Paraná. Além do mais, vamos ver com o secretário Virgilio a possibilidade de ampliar as exportações paranaenses para Portugal?, afirmou.

Visita Oficial

Acompanhado da embaixatriz Maria Virginia Seixas da Costa e da cônsul de Portugal para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Patrícia Carla Dourado Gaspar, o embaixador cumpre extensa agenda em sua visita oficial a Curitiba. A comitiva foi recebida inicialmente pelo prefeito Beto Richa e, depois, almoçou com o governador Requião.

Eles visitaram a Casa de Portugal e se deslocaram para o Consulado de Portugal, onde o embaixador fez a entrega de Condecoração do Estado Português a Antonio Cebola de Melo. Logo depois, aconteceu a solenidade de inauguração das instalações do Consulado. À noite, houve um jantar oferecido pela Câmara Portuguesa de Comércio no Sul do Brasil, no Graciosa Country Club.

Nesta quinta-feira (16), a comitiva percorre os principais pontos turísticos de Curitiba. O almoço será com empresários portugueses. Às 14h30, o embaixador Francisco Seixas se reúne com o secretário Virgilio Moreira Filho, na sede da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul. Por último, ele se encontra com integrantes da colônia portuguesa na Sociedade Portuguesa.

Voltar ao topo