Portugal e Costa do Marfim disputam segunda vaga do Grupo G

Foto por: Francisco Leong

Com Brasil como favorito no Grupo G, as seleções de Portugal e Costa do Marfim fazem nesta terça-feira uma espécie de final antecipada pela segunda vaga da chave, que tem ainda a fraca seleção da Coreia do Norte.

O jogo entre portugueses e africanos será disputado em Port Elizabeth, às 11 horas de Brasília, e Cristiano Ronaldo é a principal arma da arrancada portuguesa.

Brasil e Coreia do Norte jogam às 15H30 (Brasília), em Johannesburgo.

Cristiano Ronaldo, o craque do Real Madrid, vai liderar a busca por uma vitória que coloque os portugueses no rumo da classificação, inclusive na primeira posição do Grupo, o que evitaria um possível encontro com a Espanha nas oitavas.

Apesar das projeções no futuro, o técnico português, Carlos Queiroz, está agora 100% concentrado no jogo de amanhã, contra a equipe africana de maior potencial desta Copa.

Os marfinenses, que têm várias estrelas nos principais clubes da Europa, como Salomon Kalou, Emmanuel Eboué, Yaya e Kolo Touré, talvez não possam contar na estreia com seu principal craque, o artilheiro Didier Drogba, que fraturou o braço direito no dia 4 de junho, durante amistoso com o Japão, mas se recupera rapidamente.

O técnico sueco Sven-Goran Eriksson vai esperar até o último minuto para decidir se escala o jogador, apesar do risco de agravar o problema.

“A cada dia ele se sente melhor”, revelou Eriksson, que não descarta a escalação do craque.

Em meio à incerteza, Cristiano Ronaldo disse que “não há que ter medo” de Drogba.

“Todos o conhecemos, é um grande jogador”. A Costa do Marfim “é um adversário muito difícil, mas conhecemos nosso trabalho. Esta história (da escalação de Drogba) já dura muito tempo. Não estamos preocupados”, disse Cristiano Ronaldo, antes de admitir que o ponta do Chelsea é “a maior estrela africana do momento”.

“Serão onze e não dez. Devemos nos concentrar em nosso time, em nossa estratégia e em nossa missão”.

“O mais importante é chegar às oitavas-de-final, e na liderança do Grupo será ainda melhor”, disse Cristiano, que também não planeja enfrentar a “Fúria” espanhola na próxima fase. “Mas se for a Espanha, não há que ter medo, vamos jogar e ganhar”.

Cristiano Ronaldo, que quase não marcou na penosa campanha de Portugal para chegar à Copa, tem sua explicação para o fato: “Os gols são como ketchup, quando saem são muitos. Não estou preocupado, trabalho sempre do mesmo modo”.

O capitão português, de 25 anos, marcou 26 gols na última Liga Espanhola pelo Real Madrid.

– Possíveis escalações –

Costa do Marfim: Barry – Demel, Kolo Touré, Zokora, Tiene – Aruna, Eboué, Tiote, Yaya Touré, S. Kalou – Gervinho. DT: Sven Goran Eriksson (SWE).

Portugal: Eduardo – Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Fabio Coentrão – Pedro Mendes, Raul Meireles, Deco – Cristiano Ronaldo, Liedson, Danny. DT: Carlos Queiroz (POR).

Árbitro: Jorge Larrionda (URU)