Porto registra aumento de 16% na movimentação de cargas

O Porto de Paranaguá registrou nos quatro primeiros meses deste ano um crescimento de 16% na movimentação de mercadorias, ou 1,5 milhão de toneladas a mais que no mesmo período do ano passado.

O resultado do quadrimestre foi de 10,7 milhões de toneladas de produtos. Só as exportações foram responsáveis por 7,8 milhões de toneladas. As importações totalizaram 2,9 milhões de toneladas.  A movimentação de produtos do segmento da Carga Geral chegou a 1,9 milhão de toneladas, contra 1,3 milhão em 2003. O aumento também foi verificado na movimentação de cargas do complexo do Granel Sólido, que ficou em 7,2 milhões de toneladas, ou 1,1 milhão a mais que no ano passado.

O único segmento que registrou decréscimo foi de produtos do setor de Granéis Líquidos. O resultado dos primeiros quatro meses do ano foi de 1 milhão de toneladas. No mesmo período do ano passado, o total chegou em 1,4 milhão. No Porto de Antonina, os números também são positivos. De janeiro a abril deste ano, o terminal movimentou 283.143 toneladas, enquanto que no mesmo período de 2003 foram 160.295 toneladas.

Caminhões

O setor de estatística da Appa aponta também que cerca de 101 mil caminhões já passaram este ano pelo pátio de triagem do Porto de Paranaguá. Desse total, 51 mil eram caminhões carregados com soja. Os carregados com milho somaram 36 mil veículos e os com farelo 9 mil.

Ainda segundo a Appa, a média diária de caminhões que descarregam nos armazéns do Porto de Paranaguá e na retroarea está em torno de 1.700. Entre entradas e saídas do pátio de triagem, o resultado chega a quase 4 mil veículos por dia.

Voltar ao topo