Porto embarca soja transgênica estocada no Silão

O Porto de Paranaguá começou hoje o embarque das 62 mil toneladas de soja transgênica encontrada nos terminais portuários e no próprio silo público da autarquia, o chamado Silão. O trabalho começou à zero hora e deve ser concluído no máximo até a madrugada desta quarta-feira (26).

O embarque faz parte de um processo que teve início no final de outubro, quando a presença de soja geneticamente modificada foi localizada no porto em operação realizada pela pela própria Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) em parceria com a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar).

Após a verificação da contaminação, o superintendente do porto, Eduardo Requião, em conjunto com cerca de 30 operadores portuários, aprovou a transferência de todo o produto para o Silão.

Foi a forma encontrada para evitar a proliferação da transgeníase no terminal e de atender lei estadual que proíbe, o plantio, o transporte e o embarque de soja geneticamente modificada pelo Porto de Paranaguá. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo