Porto de Paranaguá terá terminal exclusivo para exportar etanol

Os produtores de cana-de-açúcar do Paraná vão passar a exportar álcool combustível por meio de um terminal exclusivo no Porto de Paranaguá. A construção desse terminal corresponde a uma das medidas incluídas no decreto assinado pelo governador Roberto Requião que criou o programa de expansão do setor sucroalcooleiro. O decreto 3493 prevê, ainda, o estudo para implantação de um “álcoolduto”, de Curitiba a Paranaguá.

O programa de expansão do setor sucroalcooleiro deverá contar com financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 1 bilhão. No próximo dia 10 de setembro, o governador vai acompanhar os produtores paranaenses em uma audiência marcada com o presidente do BNDES, Carlos Lessa, no Rio de Janeiro. O financiamento terá a compartida dos produtores no valor de R$ 600 milhões.

Os recursos do BNDES deverão financiar o aumento de 150 mil hectares de área plantada, principalmente nas regiões Noroeste e Norte Pioneiro, regiões de forte erosão urbana e rural. O plantio de gramínea nessas áreas constitui num dos melhores mecanismo de combate à erosão e a atividade econômica promove a descentralização industrial e como conseqüência fixa o homem no campo.

O decreto governamental prevê também a aplicação do financiamento em projetos de implantação de novas usinas ou ampliação e modernização das já existentes. Além disso, com o programa de expansão do setor sucroalcooleiro, os postos de trabalhado serão praticamente dobrados com a criação de mais 16 mil empregos diretos e 43 mil empregos indiretos.

A instalação de um terminal exclusivo para exportação de álcool no Porto de Paraná vem sendo defendida pela Associação dos Produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar) para reduzir custos e tornar o produto paranaense competitivo no mercado externo. O Governo do Estado determinou ainda a realização de estudos para subsidiar uma futura negociação com as concessionárias de rodovias e ferrovias, com o objetivo de redução de custos da cadeia produtiva do setor sucroalcooleiro.

O Paraná é hoje o segundo produtor brasileiro de açúcar e álcool e a previsão da Alcopar para este ano é colher 28 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que serão transformadas em 1,1 bilhão de litros de álcool e 1,8 milhão de toneladas de açúcar. A atividade atualmente gera 16 mil empregos diretos e 48 mil indiretos.

Voltar ao topo