Porto de Paranaguá registra quase 7 mil visitantes em janeiro

O Porto de Paranaguá fechou o mês de janeiro com 6.717 visitas de turistas de todo o país. O número é 15 vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2006, o Porto recebeu 17.606 visitantes. Para este ano, além de turistas, estudantes e missões empresariais, o Porto vai receber prefeitos, deputados eleitos e vereadores.

Na sexta-feira (09) da semana que vem, 26 prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec) vão conhecer o Porto de Paranaguá. Este será o primeiro grupo de prefeito das microrregiões do Paraná que aceitaram o convite feito pelo superintendente dos portos do Paraná, Eduardo Requião. Em 2 de março, o segundo grupo de prefeitos será da Amunorp (Associação de Municípios do Norte Pioneiro).

?O novo Porto de Paranaguá precisa ser conhecido. Muito se fala, muito se discute e muitos criticam o Porto, mas poucos conhecem o seu funcionamento e sua estrutura. É por isso que acredito ser importante que formadores de opinião, políticos e os nossos legisladores venham até aqui?, afirmou o superintendente, em encontro com quase 50 jornalistas na semana passada, em Paranaguá.

Inventivo

Desde setembro de 2005, a Appa desenvolve um projeto que visa estreitar os laços da autarquia com a população, promovendo o incentivo a visitas. A primeira ação da Appa foi abrir o porto aos finais de semana, para que principalmente os moradores de Paranaguá e região viessem conhecer as mudanças e melhorias implementadas no porto nos últimos quatro anos. Depois de assistirem a um vídeo institucional, os visitantes conhecem a faixa portuária.

Este ano, a Appa está integrando a Operação Viva o Verão. Um estande foi montado na edição especial da Feira de Serviços, em Guaratuba, com o objetivo de promover o Porto como uma alternativa de turismo aos veranistas que estão no Litoral do Paraná. Lá, os turistas são informados dos horários e do roteiro da visita guiada ao Porto.

Comitivas

A responsável pelo setor de relações públicas da Appa, Silvana Leal, afirmou que, só na primeira quinzena de fevereiro, a Appa já tem agendada cinco visitas técnicas, formadas por empresários e estudantes do Brasil e do exterior.

No dia 1.o de fevereiro, dois empresários argentinos que atuam na área de tratamento de resíduos oleosos visitam a Appa. No dia seguinte, 33 empresários americanos e canadenses vêm conhecer o Porto de Paranaguá.

Na seqüência, no dia 5, 18 doutorandos em economia da Universidade de Ohio (EUA) vêm fazer uma visita técnica à Administração dos Portos. No dia 10, 42 estudantes do curso de geografia da Universidade de Uberlândia (MG), também visitam o porto.

No dia 13 de fevereiro, o superintendente Eduardo Requião recebe o presidente da região Rhône-Alpes (França), Jean-Jack Queiranne, que vem acompanhado de uma comitiva de 21 franceses para conhecer o Porto de Paranaguá.

Serviço:
Visita guiada ao Porto de Paranaguá
De segunda-feira a sexta-feira, às 10h, 11h, 15h, 16h e 17h
Aos finais de semana, das 9h30 às 12h e das 14h às 17h
Entrada gratuita

Voltar ao topo