Porto de Paranaguá opera dia e noite para escoar a safra

Para agilizar as exportações da safra agrícola e reduzir a fila de caminhões que passou a se formar nos últimos dias na BR-277, o Porto de Paranaguá está operando 24 horas por dia. Nem mesmo o feriado da terça-feira de carnaval parou as operações do porto. “Pela primeira em seus 68 anos, o porto operou normalmente neste dia”, afirmou nesta quarta-feira (5) o superintendente Eduardo Requião.
O Porto de Paranaguá – destacou Eduardo – está comprometido com a agilidade das operações e, para isso, espera também a colaboração dos usuários no sentido de respeitar a programação de embarque. “A responsabilidade é de todos os operadores de silos e daqueles que utilizam os terminais privados e públicos para o escoamento dos produtos”.

Programação – O superintendente do porto lembra ainda que em todas as semanas representantes do porto e dos 9 armazéns privados que operam no porto se reúnem para definir a programação de embarques. O objetivo é organizar o recebimento e o envio de cargas, proporcionando maior agilidade ao escoamento da safra.
Nesta quarta-feira (5) os embarques do complexo soja (grão, farelo e grão) estavam normalizados. O Corredor de Exportação vem operando com capacidade máxima ou 1.200 toneladas embarcadas por hora. Na terça-feira (4) dois navios – um com capacidade para 57 mil toneladas e outro para 60 mil toneladas – estavam atracados no Porto para embarque de soja e farelo.
Outro navio com capacidade para recebimento de 36 mil toneladas atracou no cais de embarque nesta quarta-feira. Ao largo do porto, 10 navios (sendo 4 para farelo) aguardam para atracar. Os outros 6 navios, que estão ao largo, programados para receber soja, vão exportar um volume de 340 mil toneladas. A média de tempo para o embarque de um navio é de dois dias.

Voltar ao topo