Portal do Meio Ambiente recebe em média 116 mil acessos por mês

O Portal do Meio Ambiente desenvolvido pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos foi elaborado visando a prestação de serviços e a transparência no relacionamento entre usuário e a secretaria. Desde o início do ano, o portal vem recebendo cerca de 116 mil acessos por mês.

No endereço do portal (www.pr.gov.br/sema), o internauta pode fazer contato a equipe da SEMA e com o próprio secretário, para tirar dúvidas ou fazer sugestões quanto ao trabalho desenvolvido.

Além disso, instituições parceiras dos Programas executados pela Secretaria – como Desperdício Zero, Mata Ciliar e Paraná Biodiversidade – poderão acompanhar o desenvolvimento dos Programas, atualização de dados e trocar informações entre si.

Segundo o secretário do Meio Ambiente, Luiz Eduardo Cheida, o Portal está disponível para tornar mais interativa a participação dos cidadãos e servir de instrumento de integração entre governos, parceiros e sociedade.

Cheida explica que o objetivo do portal é não servir apenas como um local onde sejam disponibilizadas informações. ?Queremos estimular a troca de idéias?, acrescentou.

No endereço, os usuários ainda poderão encontrar publicações e artigos sobre temas de repercussão como transgênicos, seqüestro de carbono e bioética.

A concepção do portal considerou os públicos diferenciados que buscam informações sobre meio ambiente, como pesquisadores, estudantes e crianças.

Para as crianças, a Secretaria criou a seção Meio Ambiente Para Crianças. Com linguagem mais simples e menos técnica, disponibiliza jogos interativos, noções de educação ambiental voltada ao público infantil e notícias sobre os mais variados temas ligados ao meio ambiente.

O desenvolvimento do portal também se baseou nos conceitos da política de Meio Ambiente do Paraná, seguindo as quatro diretrizes básicas da política estadual: transversalidade, participação social, desenvolvimento sustentável e fortalecimento dos órgão governamentais.

O portal agrega ainda os sites da Secretaria do Meio Ambiente e suas autarquias – Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e Superintendência de Desenvolvimento e Saneamento Ambiental (Suderhsa) -, assim como do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Conselho do Litoral, entre outros.

De acordo como Maria Alexandra Cunha, coordenadora do portal, a integração eletrônica entre a Sema e suas vinculadas irá trazer mais comodidade aos usuários. Como exemplo, ela cita o serviço de ouvidoria do IAP, que agora pode ser acessado via internet.

No endereço virtual do Instituto, o usuário ainda encontra o Livro Vermelho da Fauna Ameaçada, que traz a relação de espécies ameaçadas de extinção no Estado, e o Mapa de Risco Ambiental, que relacionou 418 zonas consideradas onde acidentes são possivelmente impactantes ao meio ambiente.

Através do portal o internauta também pode entrar em contato com a Força Verde, que integra as ações do IAP e Batalhão da Polícia Florestal, para fazer denúncias de crimes ambientais. Atas, resoluções e agendas estarão disponíveis no Portal, assim como, os serviços oferecidos pelo IAP e Suderhsa que incluem emissão de certificados de débito ambiental e solicitação de licenciamento, que podem ser feitos via internet.

Voltar ao topo