A comunidade do bairro Tingüi, em Curitiba, integra desde este domingo (07) o programa Portal da Comunidade, coordenado pela Secretaria Especial de Relações com a Comunidade. O novo ponto de acesso ao programa, com computadores conectados à internet, foi inaugurado na igreja presbiteriana do Bairro Tingüi, que neste domingo completou 50 anos. Por meio do programa, líderes comunitários recebem treinamento nas áreas de informática, gestão empresarial e desenvolvimento social, e podem difundi-los entre os participantes da associação, que ganha uma página na internet.
O site tem um conteúdo diversificado. Podem ser feitas pesquisas escolares, oferecer serviços específicos do bairro e até formar banco de emprego, por exemplo. Cumprindo sua função de aproximar a população do governo do Estado, a secretaria Especial de Relações com a Comunidade já levou o ?Portal? a cerca de 50 Associações de Bairros.
O secretário Especial de Relações com a Comunidade, Milton Buabssi, explicou que o programa foi criado para levar, além de inclusão social e digital a comunidades de Curitiba e região metropolitana, alternativas de renda à população. Para o treinamento dos líderes comunitários, o governo oferece equipamentos, internet, linha de acesso e um site.
A Igreja Presbiteriana do bairro Tingüi conta com mais quatro computadores que foram doados por uma entidade religiosa. ?Este espaço virtual permite organizar as informações e se transforma em ferramenta de gestão, contribuindo para a promoção do desenvolvimento social e econômico dos seus membros, com a divulgação de ofertas de produtos e serviços, estimulando o mercado local?, disse Buabssi.
Segundo o Pastor da Igreja Presbiteriana Aldrin Jensen, o portal inaugurado neste domingo será também uma ferramenta para ampliar o relacionamento entre a igreja e o bairro como um todo. ?Futuramente queremos instituir uma escolinha de informática para a população local. O Portal da Comunidade é um aval do governo do Estado. Através dele ficará mais fácil conquistar parceiros para viabilizar essa idéia.?, conta.
De acordo com o coordenador do programa, Rodrigo Schmidt, o Portal da Comunidade existe desde o início do ano de 2003. ?É um mais um programa do governo do Estado que deu certo. Hoje temos o Portal funcionando em 43 pontos de Curitiba e Região Metropolitana, fazendo a inclusão social e digital das comunidades e aproximando-as do Governo do Estado?, revelou.
O secretário Buabssi também destacou o Portal da Comunidade como um canal de acesso ao governo. ?Através desse programa as comunidades poderão fazer suas reivindicações e expor suas necessidades para que o governo do Estado, por meio da Secretaria Especial de Relações com a Comunidade, atenda de forma efetiva todas as dificuldades e anseios dos novos usuários do Portal, assim como já acontece com os mais antigos?, finalizou.


