População poderá contribuir financeiramente com Conselhos de Segurança

A Assembléia Legislativa do Paraná aprovou por unanimidade a lei que permite à população contribuir financeiramente com os Conselhos Comunitários de Segurança, por meio da conta de energia elétrica. Nesta segunda-feira (23), o coordenador Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), Benjamim Zanlorenci, e seis representantes de Conselhos de Curitiba participaram de uma reunião na sede da Copel com o superintendente comercial de distribuição, Acácio Nakayama, para definir como poderá ser feita a contribuição.

De acordo com a lei, que já foi sancionada pelo governador Roberto Requião, e está em fase de regulamentação, somente os Consegs legalmente constituídos, filiados à Secretaria da Segurança e com registro junto ao Conselho Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), poderão receber a contribuição feita através das contas de luz emitidas pela Copel. Moradores do bairro poderão contribuir com qualquer quantia. Por enquanto, a Copel e a Coordenadoria dos Consegs estudam uma maneira para aplicar a lei, definitivamente. ?O recurso entrará na conta de cada Conseg, que será obrigado depois a prestar contas para sua comunidade?, disse Zanlorenci.

A lei surgiu com um projeto criado pelo presidente do Conseg Bom Retiro, Parreiras Rodrigues. Ele, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, entregou o projeto para o deputado Luiz Accorsi, que apresentou o projeto em plenário. Pela colaboração, o deputado recebeu o Prêmio Personalidades dos Consegs, entregue por Zanlorenci, em uma solenidade que aconteceu no gabinete de Accorsi. ?Nós não temos carro, muitas vezes não tínhamos dinheiro para material. Agora, com essa lei, vamos ter uma receita que será formada com a contribuição da população e que reverterá em ajuda à comunidade?, disse Rodrigues. Para o deputado, a iniciativa do presidente do Conseg mostra o interesse da população em colaborar com a segurança pública no Estado.

Além de Rodrigues, Edilton Stival, do Conseg de Santa Felicidade, Odair Alves dos Santos, do Tatuquara, Job Pereira, do Tarumã, Jaime Pilone, do Uberaba, e Pedro Forcadell, do Jardim das Américas, estiveram presentes na homenagem, representando seus Conselhos.

Voltar ao topo