População joga 5 toneladas de lixo por dia em Curitiba

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas, retira por dia 5 toneladas de papel, cigarros, plásticos e entulhos jogados pela população em bueiros e galerias pluviais da cidade.

"Todo panfleto ou um toco de cigarro jogado nas ruas acaba caindo nas caixas de captação de águas, entupindo galerias e provocando alagamentos", diz o secretário municipal de Obras Públicas, Mário Tookuni.

Somente neste ano, o Departamento de Obras e Saneamento limpou 1.240 caixas de captação e 6.200 metros de galerias do centro da cidade, região que concentra o maior volume de lixo. "As equipes encontram também grande quantidade de gordura jogada por lanchonetes e pipoqueiros nos bueiros", diz o diretor de Saneamento, Augusto Meyer.

A limpeza no centro é dificultada pelo trânsito. Para executar o serviço, o Distrito de Galerias precisa trabalhar do início da noite, quando diminui o número de veículos na rua, até às 22 horas, por causa do barulho. Em alguns bairros da região central o trabalho tem que ser feito com mais freqüência, como na Vila Torres, onde boa parte do material reciclável recolhido pelos carrinheiros da comunidade acaba indo para os bueiros.

Voltar ao topo