População de Bom Sucesso do Sul recebe Biblioteca Cidadã

Localizada na região Oeste do Estado, Bom Sucesso do Sul, em seus 13 anos de fundação, possui mais de 3 mil habitantes. A população irá usufruir um acervo de duas mil obras, num prédio de 180 metros quadrados, que abrigará além da biblioteca, um salão comunitário, espaço cívico e de recreação. ?Estou orgulhoso de fazer parte deste projeto. A parceria entre a nossa prefeitura e a Secretaria da Cultura foi vital para atendermos hoje não somente os nossos alunos mas, principalmente, toda a população do nosso município?, declarou o prefeito da cidade, Élson Munaretto, durante a cerimônia de inauguração da biblioteca Estrela da Cultura.

Segundo ele, o acesso à Internet também é muito procurado pela população especialmente por aqueles que participam de cursos profissionalizantes. Na ocasião, a Secretaria de Cultura Vera Mussi convidou os jovens, adultos e terceira-idade para conhecer os livros e chamou atenção para o fato dessa biblioteca promover a inclusão cultural. ?Tenho certeza que todos vão ficar encantados?.

A Biblioteca Estrela da Cultura recebeu a obra do artista plástico Antonio Marks Moraes, que preparou um painel em relevo, com placas de concreto, para ilustrar as características mais relevantes do local. Segundo Marks, a idéia principal foi apresentar uma paisagem paranaense que leva as pessoas ao caminho da cultura. O projeto também prevê o plantio de uma ou mais árvores nativas no terreno. A árvore escolhida para ser plantada no terreno da biblioteca de Bom Sucesso do Sul foi uma Araucária. ?Árvore símbolo de nosso estado, que cria uma identificação imediata entre a obra e o local onde ela está situada?, comentou o prefeito do município.

Projeto

O projeto arquitetônico das Bibliotecas Cidadãs é constituído de módulos de forma a poder adaptar-se a diferentes tipos de terrenos e possibilitar uma ampliação futura. As construções ficam sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras. O orçamento previsto para cada biblioteca completa (edificação, acervo, equipamento e treinamento de pessoal) é de R$ 210 mil. A instalação dos telecentros será coordenada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos e pela Celepar. Além do mobiliário necessário, os prédios serão equipados com computadores com acesso à Internet, aparelhos de vídeo e DVD.

Bibliotecas já entregues na primeira fase: Carambeí, Itaperuçu, Imbaú, Tamarana, Santa Maria do Oeste e Três Barras do Paraná. Santa Lúcia aguarda agenda do governador. Na segunda fase estão: Abatiá, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Bom Sucesso do Sul, Cafezal do Sul, Ferraria no município de Campo Largo, Cantagalo, Coronel Domingos Soares, Corumbataí do Sul, Cruzmaltina, Douradina, Doutor Ulisses, Esperança Nova, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiro, Vila C no município de Foz do Iguaçu, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Ibema, Iguatu, Japira, Laranjal, Lindoeste, Marquinho, Mauá da Serra, Nova Esperança do Sudoeste, Novo Itacolomi, Nova Santa Bárbara, Ouro Verde do Oeste, Pontal do Paraná, Pitangueiras, Prado Ferreira, Quarto Centenário, Ramilândia, Reserva do Iguaçu, Rio Branco do Ivaí, Santana do Itararé, Tunas do Paraná e Tupãssi. As outras 21 serão construídas em: Antonina, Cafeara, Campo Bonito, Carlópolis, Catanduvas, Coronel Vivida, Cruzeiro do Oeste, Honório Serpa, Iporã, Jacarezinho, Maria Helena, Matelândia, Munhoz de Mello, Nova Olímpia, Palmital, Paranapoema, Pérola, Rancho Alegre do Oeste, Santa Lucia, Tapejara e Bom Jesus do Sul.

Serviço:
Biblioteca Estrela da Cultura
Endereço: Av. Getulio Vargas, s/nº? Bom Suicesso do Sul/PR
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 17h30.

Voltar ao topo