População aprova medidas para melhorar segurança no Paraná

Pesquisa realizada com 4 mil pessoas, em Curitiba e Londrina, demonstrou que os principais anseios da população, na área da Segurança Pública, são: mais policiais nas ruas e a implantação do Projeto Povo (Policiamento Ostensivo Volante). “Isso prova que estamos no caminho certo. Conseguimos identificar as reais necessidades da comunidade e investir em projetos que vão reduzir drasticamente a violência”, disse o secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari.A pesquisa foi realizada pela Polícia Militar durante o período de maio a julho deste ano.

O Projeto Povo, que prevê o envolvimento maior do policial com a comunidade, por exemplo, já está em funcionamento em nove bairros de Curitiba e em cinco de Londrina. A expectativa é implantar o programa em mais 14 bairros da capital e na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, na região metropolitana, até o fim de agosto. Em setembro, outros 15 bairros em cidades da região metropolitana também deverão receber o policiamento comunitário.

Já o programa Paraná Contra o Crime – Polícia na Rua, que prevê o aumento do efetivo de policiais em patrulhamentos, foi lançado há menos de uma semana em Curitiba e deve ser estendido para todo o Estado. O programa já reduziu pela metade, por exemplo, o número de veículos furtados em Curitiba.

Opiniões

A pesquisa aponta que, em Curitiba, 60% dos entrevistados quer mais policiamento nas ruas e 17% quer implantação do Projeto Povo. Apenas 2% das pessoas ouvidas pediu a construção de uma nova delegacia no bairro e 5% reivindicou uma autuação mais enérgica da Rone ? Rondas Ostensivas de Natureza Especial, o grupo especial de polícia repressiva da PM. Em São Paulo, por exemplo, segundo pesquisa semelhante à realizada no Paraná, mostrou que 60% dos entrevistados pediu maior presença do grupo Rota (de mesma filosofia da Rone). “Este dado mostra que a população paranaense já percebeu que o policiamento comunitário é muito mais eficiente que a mera repressão”, afirmou Delazari.

Em Londrina, a implantação do Projeto Povo ficou em primeiro lugar dentre as sugestões da comunidade, com 44% das reivindicações. O segundo pedido mais freqüente foi maior número de policiais nas ruas, o que representa 32% das sugestões. A necessidade de construção de módulos policiais foi citada por apenas 5% das pessoas ouvidas. “Os módulos tinham o mesmo objetivo de aproximar o policial da comunidade. Mas a eficiência do Projeto Povo é muito maior, já que precisamos de um terço do número de policiais que seria necessário para o trabalho nos módulos. Tudo graças aos equipamentos de alta tecnologia que os policiais têm à disposição”, comparou o coordenador do Projeto Povo, major César Souza.

Resultados

Desde o fim de abril, quando o Projeto Povo começou a funcionar, 40 pessoas foram presas com a ajuda da comunidade. “Essas prisões são resultado não só de denúncias, mas também da ajuda da população para encontrar os criminosos”, disse Souza.
O programa Polícia na Rua trouxe números ainda mais promissores. Em menos de uma semana, foram detidas 101 pessoas e 16 carros roubados foram recuperados em Curitiba e região. Além disso, 14 armas ilegais foram apreendidas.

Voltar ao topo