Ponte Preta vence o Grêmio por 1 a 0 e já é vice-líder

Campinas, 24 (AE) – A Ponte Preta venceu mais uma vez no Campeonato Brasileiro. Mesmo não mostrando um bom futebol, o time campineiro derrotou o Grêmio, por 1 a 0, neste sábado à noite, no Majestoso, em Campinas. Esta foi a décima vitória, mesmo número do líder Santos, que também tem os mesmos 32 pontos. A Ponte é segundo colocado apenas pelo saldo de gol – menos três contra nove do Santos. O Grêmio continua com 18 pontos.

Esta foi a sexta vitória em casa, com outras quatro vitórias fora. A Ponte ainda manteve um tabu de não perder dos gaúchos, em casa, desde 1981.

Mesmo com a baixa temperatura, os jogadores da casa entraram em campo com camisas de manga curta. Mas assumiram um ritmo forte, de velocidade e pareciam dispostos a decidir o jogo nos primeiros minutos.

A Ponte ameaçou com Lindomar, cobrando falta, aos cinco minutos, e com Júlio César, aos 11, quando errou a cabeçada.

Mas era um domínio enganoso, porque o time campineiro errava muitos passes e apresentava dificuldade na saída de bola. O time gaúcho era mais consciente, valorizando a posse de bola e, aos poucos, dominando as ações em campo. A sua melhor chance saiu aos 32 minutos, quando Tiago Prado chutou forte e Lauro fez grande defesa.

No começo do segundo tempo, a Ponte reclamou pênalti num lance em que Cristiano teria empurrado Júlio César na área. O Grêmio ameaçou com Christian aos 21 minutos, quando ele desviou o cruzamento da direita e Lauro, outra vez, praticou grande defesa.

O técnico Marco Aurélio Moreira demorou para mudar, o que aconteceu somente aos 25 minutos com a entrada do meia Flávio no lugar do zagueiro Tiago Messias. Assim ele passou a atuar no esquema 4-4-2, abrindo mão de um zagueiro.

Aos 28 minutos, num dos poucos lances lúcidos de Weldon, ele tocou para o meio da área e Lindomar bateu prensado pelo zagueiro e pelo goleiro Márcio.

O Grêmio não soube aproveitar a chance de atacar e a Ponte marcou seu gol. Aos 35 minutos, Lindomar cobrou falta pela esquerda, a defesa do Grêmio falhou, a bola passou por três zagueiros até chegar em Marcus Vinícius. O volante chutou em cima do goleiro Márcio e no rebote Rafael Santos empurrou para o gol.

Em seguida, o técnico José Luís Plein fez três alterações, colocando Rico, Léo Inácio e Élton na tentativa do tudo ou nada. Mas não deu certo.

No meio de semana, quarta-feira, os dois times voltam a campo. A Ponte Preta vai enfrentar o irregular Atlético-PR, em Curitiba enquanto o Grêmio receberá o Vitória, no Estádio Olímpico.

Ficha Técnica:

Ponte Preta – Lauro; Gustavo (Tiago Messias e Flávio), Rafael Santos e Luís Carlos; André Cunha, Marcus Vinícius, Lindomar (Zé Maria), Ricardo Conceição e Bill; Weldon e Júlio César. Técnico: Marco Aurélio Moreira.

Grêmio – Márcio; Michel, Baloy, Tiago Prado e Cristiano; Cocito, Leanderson (Léo Inácio), Luciano Santos (Élton) e Fábio Pinto (Rico); Cláudio Pitbull e Christian. Técnico: José Luís Plein.

Gol: Rafael Santos aos 35 minutos do 2º tempo.

Árbitro: Luís Alberto Sardinha Bites (GO).

Cartão amarelo: Cristiano, Tiago Prado, André Cunha e Rafael Santos.

Renda: R$ 31.278,00.

Público: 3.359 pagantes.

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas/SP.

Voltar ao topo