Ponta Grossa vacina idosos contra gripe no próximo sábado

No sábado, 17, todos os postos de saúde da prefeitura de Ponta Grossa estarão distribuindo, gratuitamente, a vacina contra a gripe para idosos. A vacinação será voltada para pessoas com mais de 60 anos e estará acontecendo também na Fundação de Apoio e Promoção ao Idoso/Fapi e em quatro asilos da cidade. A campanha acontece das 8 às 17 horas e será desenvolvida por equipes volantes.

De acordo com o diretor de Vigilância à Saúde do Instituto de Saúde, Darci Marochi, a vacinação é uma orientação do Ministério da Saúde. ?A vacina é muito importante porque, justamente, as pessoas mais velhas é que ficam mais vulneráveis a gripe, no inverno?, explica o diretor, ressaltando que a intenção do governo é reduzir os quadros de pneumonia que, entre os idosos, pode levar a morte.

Todos os idosos devem ser vacinados, mesmo os cardíacos, asmáticos, hipertensos, os que tratam insuficiência renal e hepática, portadores de HIV ou pacientes que apresentam doenças ligadas a baixa imunidade. Segundo Marochi, o Instituto de Saúde espera atingir 24 mil pessoas.
Além da vacina contra a gripe, estarão a disposição dos idosos, nos postos, doses da dupla bacteriana, contra o tétano e a difteria, e, nos asilos, doses da vacina contra a pneumonia. Ainda conforme Darci Marochi, que não puder se locomover poderá agendar, na própria unidade de saúde, visitas domiciliares. ?A idéia é iniciar as visitas a partir da semana seguinte à vacinação, ou, ainda no sábado, dependendo de como estiver o movimento nos postos?, comentou o diretor.

Voltar ao topo