Ponta Grossa sedia Conferência do Esporte

No dia 11 de março, a cidade de Ponta Grossa se tornará o centro do Esporte com a realização da fase regional da II Conferência Nacional do Esporte. Dirigentes e líderes esportivos de 25 municípios da região devem participar do evento. As propostas definidas no evento serão apresentadas nas conferências estaduais (22 a 24 de março em Curitiba) e nacional (4 a 7 de maio em Brasília).

O objetivo é estabelecer referências para uma política nacional do Esporte. Com o tema ?Construindo o Sistema Nacional de Esporte e Lazer?, o foco do evento promovido pelo Centro Regional da Paraná Esporte é a inclusão social e a participação popular na consolidação do esporte e do lazer como direitos sociais.

O evento acontecerá a partir das 9 horas – (dia 11 de março) – no Auditório do Observatório Astronômico no campus de Uvaranas da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Com o tema central sendo a Construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, as discussões ficarão centradas em quatro eixos principais: estrutura ? organização, agentes e competências; recursos humanos e formação; gestão e controle social; financiamento.

De acordo com Jair Rocha, diretor do Centro Regional de Esporte e Lazer de Ponta Grossa da Paraná Esporte, a conferência é voltada a todos os interessados em contribuir para o sistema nacional do esporte. ?Durante o evento, nós iremos elaborar uma proposta regional efetiva e fazer com que o esporte e o lazer tenham uma diretriz de governo para garantir a seqüência dos trabalhos em outras gestões?, ressalta.

Para que o espaço de diálogo entre municípios, Estado e Governo Federal seja consolidado, Rocha destaca a importância da participação dos secretários municipais e dos líderes esportivos das cidades abrangidas pela regional de Ponta Grossa. "A conferência é um espaço aberto para discussões e a definição de propostas de melhorias na área esportiva", diz o coordenador da regional da Paraná Esporte.

Voltar ao topo