Poluição incomoda moradores da Vila Becker, em Paranaguá

Adultos e crianças da Vila Becker, em Paranaguá, no litoral do Estado, estão sendo vítimas de doenças respiratórias e de pele. Muitos acreditam que os problemas estejam sendo causados por produtos químicos emitidos por cinco chaminés de uma fábrica de fertilizantes, a Fospar (Fertilizantes do Paraná), pertencente ao grupo Cargill. A empresa nega que os problemas sejam causados pela fumaça.

Há duas semanas, o filho de sete anos do casal de comerciantes Simone Aparecida Leone e Francisco da Silva foi internado em um hospital de Paranaguá devido à uma forte infecção de garganta. O menino precisou ficar cinco dias no hospital e utilizar uma série de medicamentos.

Segundo Francisco, o médico que atendeu a criança disse que o problema poderia ter sido causado por poluição e produtos químicos presentes no ar.
A dona-de-casa Ângela Maria Lemos Martins tem cinco crianças em casa e revela que duas delas estão com bronquite. As outras três, vivem com irritações nos olhos e na pele.

Em dias em que o vento sopra em direção da Vila, a dona-de-casa Eliane Cardoso Delfino conta que chega a se formar uma fumaça branca que cobre quase que completamente as ruas.

A gerente de assuntos corporativos da Cargill, Maria Helena Miessva, informou que a empresa fez investimentos de US$ 2 milhões na área ambiental nos últimos dois anos, com a instalação de filtros na chaminé. Segundo ela, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) faz vistorias constantes na fábrica.

Voltar ao topo