Uma grande quantidade de golfinhos tem morrido nos últimos dias nas costas da Criméia, na Ucrânia, devido ao alto nível de poluição do Mar Negro, informou o jornal russo “Novye Izvestia”.

Os golfinhos que foram encontrados mortos nas praias tinham a pele ulcerada e os órgãos internos doentes.

A água que circunda as cidades de Sebastopol e Fedossia, afirmou o jornal, “não é mais água marinha, é uma espécie de veneno”, pois o conteúdo de mercúrio é cinco vezes superior ao normal, enquanto a quantidade de arsênico é 50 vezes maior que os limites normais.

Nikolai Shadrin, pesquisador do Instituto de Biologia Marinha da Academia de Ciências da Ucrânia, denunciou, por sua vez, que “Sebastopol é uma das cidades do Mar Negro onde quase não existem instalações purificadoras e só são processadas 14% das águas de esgoto”.

Shadrin, junto a um grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia Marinha, afirmou que “existem sinais, como a diminuição da flora e da fauna e o conteúdo químico da água, que indicam que o Mar Negro está agonizando. Em um futuro não distante, se esses índices continuarem, o Mar Negro se transformará em uma baía mal-cheirosa e sem rastros de vida”.

continua após a publicidade

continua após a publicidade