Poluição do Mar Negro mata golfinhos

Uma grande quantidade de golfinhos tem morrido nos últimos dias nas costas da Criméia, na Ucrânia, devido ao alto nível de poluição do Mar Negro, informou o jornal russo “Novye Izvestia”.

Os golfinhos que foram encontrados mortos nas praias tinham a pele ulcerada e os órgãos internos doentes.

A água que circunda as cidades de Sebastopol e Fedossia, afirmou o jornal, “não é mais água marinha, é uma espécie de veneno”, pois o conteúdo de mercúrio é cinco vezes superior ao normal, enquanto a quantidade de arsênico é 50 vezes maior que os limites normais.

Nikolai Shadrin, pesquisador do Instituto de Biologia Marinha da Academia de Ciências da Ucrânia, denunciou, por sua vez, que “Sebastopol é uma das cidades do Mar Negro onde quase não existem instalações purificadoras e só são processadas 14% das águas de esgoto”.

Shadrin, junto a um grupo de pesquisadores do Instituto de Biologia Marinha, afirmou que “existem sinais, como a diminuição da flora e da fauna e o conteúdo químico da água, que indicam que o Mar Negro está agonizando. Em um futuro não distante, se esses índices continuarem, o Mar Negro se transformará em uma baía mal-cheirosa e sem rastros de vida”.

Voltar ao topo