Polui

A poluição da atmosfera “mascara” a gravidade do aquecimento da Terra, que tende a aumentar de modo dramático nos próximos anos, advertiu-se no último 23 de agosto no XII Congresso Mundial por uma Atmosfera Limpa e a Proteção do Meio Ambiente.

“As emissões de aerossóis na atmosfera estão tendo um efeito monstruoso”, disse o especialista alemão em climatologia Meinrat Andreae, do Instituto Max Planck. “A natureza está sofrendo mais do que se pensava em um primeiro momento e isso terá conseqüências catastróficas”, afirmou.

Os aerossóis, através de suas partículas de enxofre ou carbono, dispersam a luz do Sol que entra na atmosfera e a devolvem ao espaço, causando uma diminuição da temperatura. Sua curta existência, porém, e o compromisso internacional para suprimir os aerossóis farão desaparecer esse efeito de esfriamento, segundo o especialista alemão.

O grupo ecologista Friends of the Earth considerou “muito preocupante” a advertência do professor Andreae e pediu “uma ação mundial urgente para fazer frente à crise”. A sonda espacial americana Aura alertou, em um de seus últimos relatórios atmosféricos, sobre o perigoso impacto no clima da Terra das emissões dos aerossóis.

Voltar ao topo