Prevendo mais trabalho que nos demais anos, o desembargador Ângelo Zattar assume hoje a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em solenidade que ocorre às 10h na sede do tribunal, toma posse também o novo vice-presidente e corregedor Jesus Sarrão. Além do natural aumento de trabalho por conta de se tratar de ano eleitoral, as ações por fidelidade partidária farão com que o desembargador conclame uma força-tarefa para dar conta da demanda de processos previstos para esse ano.
?Em ano eleitoral, o serviço muda bastante a partir de junho. Mas em 2008, já iniciamos o ano com uma demanda muito grande devido ao volume de processos por fidelidade partidária. Cada membro do Tribunal está relatando, em média, 180 processos. Teremos que julgar 15 a 20 ações por dia para concluirmos tudo até o meio do ano?, revelou.
Sobre o grande número de processos que estão sendo extintos sem julgamento de mérito nesses primeiros dias de apreciação de casos de fidelidade, Zattar revelou que se trata de uma estratégia da Corte para reduzir a demanda. ?Os processos mais simples, em que o relator conclui pela extinção, já são levados ao plenário e concluídos, mas esses casos são uma minoria?, informou. ?É um assunto inédito e com prazo reduzido, ninguém quis perder essa oportunidade e todos acabaram entrando com ações?, disse para justificar a existência de ações sem legitimidade.


