continua após a publicidade

Prefeito recebe dívida
alta como herança.

O empresário da construção civil e do ramo de exportação de madeira Pedro Wosgrau Filho está de volta à prefeitura de Ponta Grossa, que já comandou entre 1989 e 1992. Eleito pelo PSDB que se aliou ao PFL e PTC na coligação "Vamos Trabalhar Juntos", Wosgrau sucede o petista Péricles de Mello, que derrotou no segundo turno da eleição. Das quinze cadeiras na Câmara Municipal, a coligação elegeu apenas três vereadores – dois tucanos e um pefelista – mas o novo prefeito de Ponta Grossa disse que não vê nenhuma dificuldade para administrar o quarto maior colégio eleitoral do Estado. "Estamos conversando com os vereadores e tenho certeza que teremos um bom grupo de sustentação", declarou.

Sem ocupar cargos políticos há doze anos, desde que encerrou sua primeira gestão, Wosgrau disse que retorna à prefeitura com muita determinação para executar seu projeto de campanha, que tem um elenco de prioridades semelhante à maioria dos novos prefeitos: melhorar o serviço de assistência à população na área de saúde, gerar novos empregos e ampliar o atendimento aos bairros.

Para cumprir suas promessas, Wosgrau sabe que terá de administrar de forma competente o orçamento da cidade, que será de R$ 233,7 milhões em 2005. "O orçamento é razoável, mas nossa dívida é alta e vamos herdar um volume razoável de restos a pagar", disse o prefeito tucano que, da experiência anterior na prefeitura aprendeu que vai precisar da ajuda do governo do Estado.

continua após a publicidade

Mesmo estando num partido adversário ao do governador Roberto Requião (PMDB), que apoiou a reeleição de Péricles Mello, o novo prefeito de Ponta Grossa acredita que não terá dificuldades de acesso ao Palácio Iguaçu e aos recursos estaduais. Coincidentemente, na sua primeira gestão, o governador do Paraná era Requião. "Nós precisamos de um bom relacionamento com o governador. Tive uma boa experiência com o Requião antes. Não vejo por que não possa se repetir uma boa relação desta vez também", disse.

Desenvolvimento

continua após a publicidade

Da sua primeira gestão, Wosgrau listou entre suas principais obras a construção do Pronto Socorro Municipal, a abertura da Prolar (companhia de habitação), a inauguração do Cefet, dos terminais de transporte coletivo, postos de Saúde, o Centro de Eventos, a promoção da Münchenfest, o Centro de Ação Social e a compra da área do Parque Ambiental. "Foram várias ações e programas que garantiram o desenvolvimento da cidade", definiu.

Para os próximos quatro anos, as metas são várias nas três áreas que definiu como prioritárias. Na Saúde, que o novo prefeito classifica como a "mais precária", a promessa de campanha foi acabar com as filas de espera para consultas com especialistas e cirurgias e melhorar o atendimento em geral. A meta de Wosgrau é construir quatro Centros de Atendimento à Saúde (CAS) em pontos estratégicos, que funcionarão das 7 às 22h, com médicos especialistas, enfermeiros, clínica odontológica e laboratório de análises clínicas, criar o Pronto Socorro da Criança, com o serviço Táxi da Criança, que irá buscar pacientes, das 21h às 6h, que precisem de atendimento emergencial e não têm condições de pagar um táxi, construir um hospital-escola: um hospital novo e moderno, para permitir a reabertura do curso de Medicina para Ponta Grossa, suspenso pelo governo estadual por absoluta falta de estrutura de ensino.

Empregos

Na campanha eleitoral, Wosgrau se comprometeu a gerar emprego e renda para a população local, por meio da instalação de novas indústrias e da ampliação de indústrias já existentes. No seu plano de governo consta a criação de um pólo de confecções, a partir da implantação de cursos de qualificação de mão-de-obra. O novo prefeito também propõe dar apoio para a ampliação das indústrias já existentes e incentivo para a vinda de novas empresas. Outra das suas propostas de campanha foi a implantação dos Pólos de Desenvolvimento e Vendas (PDVs), que serão instalados nos terminais de transporte coletivo, para garantir espaço de divulgação e comercialização para aqueles que fazem trabalhos em casa.

Para atender aos bairros, Wosgrau promete investir em obras de infra-estrutura, adquirir novos veículos e equipamentos, renovando a frota do Parque de Máquinas, pavimentar e, onde não for possível, levar cascalho a todas as ruas da cidade.

Outras propostas de Wosgrau: Retomar um programa habitacional para a cidade, através da Prolar – Companhia de Habitação de Ponta Grossa, criada em sua gestão (89-92), com a construção de casas populares de qualidade e baixo custo e lotes urbanizados

Dar toda atenção à área da Educação, da educação infantil, com Centros de Atendimento à Criança, à educação de jovens e adultos. Incentivar a leitura e garantir a informação para todos, por meio da implantação dos Centros de Estudos, próximo aos terminais de transporte coletivo, que vão abrigar bibliotecas e computadores com internet.

Incentivar o esporte e cultura, através de uma política de valorização dos talentos locais. Implantação dos Centros de Esporte e Lazer nos bairros da cidade, com piscina coberta, academia de ginástica e quadra poliesportiva coberta.

Fomentar o turismo e adotar políticas de preservação do meio ambiente.