Virgílio confirma que fará nova denúncia contra Sarney

O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio Neto (AM), anunciou hoje que vai apresentar na próxima semana uma nova denúncia ao Conselho de Ética contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP). O tucano quer que o Conselho investigue a participação de Sarney nas negociações que levaram o então diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, a nomear o namorado da neta do senador para um cargo de R$ 2,7 mil no Senado, conforme publicou hoje o jornal O Estado de S. Paulo. Às vésperas do início do recesso parlamentar, Sarney preferiu não aparecer hoje no plenário do Senado, frustrando a expectativa de que fizesse um balanço sobre as atividades da Casa neste primeiro semestre do ano.

“Vamos ver se a água mole em pedra dura tanto bate até que fura”, afirmou o líder tucano. Esta é a terceira denúncia que ele apresenta contra Sarney no Conselho de Ética. O ceticismo de Virgílio em relação ao Conselho tem motivos: dos 15 integrantes do colegiado, dez são da base aliada e estão dispostos a salvar Sarney. Além disso, o recém-eleito presidente do Conselho, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), já sinalizou a disposição de mandar arquivar tanto as denúncias quanto a representação do PSOL contra o presidente do Senado por falta de decoro. Pelo regimento, Duque tem poderes para barrar a investigação logo no início, mas a oposição já avisou que vai recorrer de sua decisão.

Precavidos, os senadores de oposição já deixaram assinado recurso na eventualidade de Duque determinar, durante o recesso parlamentar, o arquivamento das denúncias e da representação. “Tomamos essa precaução porque, como vamos estar de recesso e cada senador é de um Estado diferente, seria difícil reunir as assinaturas da oposição”, disse o líder do DEM, senador José Agripino Maia (RN). Em sua avaliação, a nova denúncia contra Sarney torna a situação mais grave, uma vez que “robustece” acusações anteriores envolvendo atos secretos baixados ao longo dos últimos 14 anos do Senado.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna