Vereadores querem informações sobre caixa 2

Os vereadores de oposição – Paulo Salamuni, Marcelo Almeida (ambos do PMDB), Jorge Bernardi (PDT), Adenival Gomes, André Passos (ambos do PT) – e Amadeu Geara, vice-presidente do PPS estadual, estiveram ontem reunidos com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Gil Trotta Telles, para solicitar informações sobre o andamento do processo que investiga o uso de um possível caixa 2 na campanha à reeleição do prefeito de Curitiba, Cássio Taniguchi (PFL).

A visita ao TRE foi institucional, e os vereadores foram buscar informações do que está sob a jurisdição do Tribunal, assim como quais serão as providências a serem tomadas em outros casos semelhantes que possam vir a ocorrer nas eleições deste ano. No início de maio os vereadores visitaram a Superintendência da Polícia Federal e a Procuradoria Federal da República no Paraná.

Para Paulo Salamuni, este caso deve servir como exemplo, com a punição dos responsáveis. “Não queremos que o assunto seja esquecido. Ainda mais neste momento político em que nos encontramos, às vésperas de um dos maiores pleitos da história nacional. Se a lei dá brechas para que ações como esta aconteçam, somos ainda mais importantes para coibir e denunciar estes crimes”, opinou o vereador.

O inquérito que apura irregularidades na campanha foi instaurado pelo Ministério Público Estadual em novembro do ano passado. No início deste ano ele foi encaminhado para o TRE, mas as investigações ficaram a cargo da Polícia Federal. Na última semana a PF chamou Taniguchi para depor, em uma data que deverá ser escolhida por ele.

Voltar ao topo