Sujeira

Vereador Roberto Hinça também poderá perder sua legenda

O Conselho de Ética do PSD de Curitiba vai se reunir amanhã (09) para avaliar o caso do vereador Roberto Hinça (PSD). Reportagens da Gazeta do Povo e da RPC TV mostraram que, entre 2006 e 2010, o dono de uma gráfica trabalhou no gabinete do parlamentar e a empresa do funcionário recebeu recursos para publicidade da Câmara em programas de rádio e televisão.

Segundo o presidente do diretório do PSD da capital, deputado estadual Ney Leprevost, “não dá para fazer pré-julgamento porque não existe acusação formal, apenas notícia importante da imprensa”. Ele informou que o presidente do Conselho de Ética do partido, Luiz Chemin Guimarães, convocou a reunião para avaliar os fatos e que Hinça terá oportunidade de apresentar sua defesa, “para ver se há motivo para advertência, multa ou expulsão”.

Nega tudo

Ontem (07), na sessão da Câmara, o vereador afirmou que não está envolvido em nenhuma irregularidade sobre os repasses de verbas publicitárias. “Fico absolutamente tranquilo em relação ao meu mandato. Eu não tenho nenhum tipo de problema de esclarecer qualquer dúvida porque não tenho ligação com qualquer irregularidade”, comentou, informando que está à disposição da sociedade civil e de qualquer órgão fiscalizador. Hinça citou que não tem relação com a decisão dos veículos de comunicação onde trabalhou em aceitar publicidade da Câmara. E ressaltou que, no processo como o que a Casa está passando, é necessário cuidado para não generalizar fatos e opiniões. O vereador não quis falar com a Tribuna ao término da sessão.

Cobrança da oposição

Em plenário, a vereadora Professora Josete (PT) reiterou a posição da bancada de oposição para que Hinça – corregedor da Casa -, Francisco Garcez (PSDB) -presidente do Conselho de Ética – e João do Suco (PSDB) – presidente da mesa executiva – deixem seus cargos diante das denúncias. “Com a manutenção do cargo do presidente do Conselho de Ética, é preciso ver até que ponto vale a pena apresentar a denúncia, se um dos envolvidos é justamente o seu presidente. Enquanto isto vamos cobrando politicamente”, afirmou Josete.