Vereador assume Prefeitura de Guaratuba

O presidente da Câmara Municipal de Guaratuba, Antônio Emílio Caldeira Júnior, o Toni (PDT), é o novo prefeito do município do litoral do Estado. Após o afastamento, determinado pela Justiça, do prefeito Miguel Jamur (PTdoB), o vice Everson Kravetz (PDT) deveria assumir o cargo, mas na sessão solene de ontem na Câmara Municipal, quando seria declarado prefeito, Everson apresentou carta-renúncia.

“Fomos notificados da decisão da Justiça e, como manda nosso regimento interno e a Lei Orgânica do Município, convocamos sessão para dar posse ao vice-prefeito. Mas ele apresentou a carta pouco antes da sessão, alegando motivos de foro íntimo, problemas pessoais, para recusar o cargo. Fui pego de surpresa, mas não vou fugir da responsabilidade”, disse Toni, que foi declarado prefeito após a renúncia de Kravetz. Samir Carvalho Maciel (PDT) é o novo presidente da Câmara.

A juíza da Vara Cível de Guaratuba, Tathiana Yumi Arai Junkes determinou, na terça-feira, o afastamento do prefeito, acusado de irregularidades na gestão do sistema de saúde municipal, desvio de recursos, falta de pagamento do funcionalismo e utilização de cheques sem fundo.

O filho do prefeito, secretário de Finanças do município, Paulo Roberto Jamur, teve a prisão decretada no dia 11 por ter pago contas da prefeitura com cheques sem fundos, além de ter sustado vários deles. A prisão foi revogada pela Justiça que entendeu que, como Paulo Roberto foi exonerado do cargo, a prisão perdeu o objeto.

O prefeito prepara recurso da decisão, mas pode enfrentar outro processo na próxima semana, quando a Câmara Municipal decide se instaura comissão processante para cassar seu mandato.

Toni, que não conseguiu se reeleger para a Câmara Municipal, governará o município por 40 dias, até a posse de Evani Justus (PMDB), eleita para a prefeitura no dia 5 de outubro, após vencer Jamur nas urnas.

“Vou governar junto com a equipe de transição da nova prefeita. Fazemos parte do mesmo grupo, vamos iniciar com 40 dias de antecedência o saneamento dos problemas de Guaratuba”, disse Toni, que elegeu o pagamento do funcionalismo e a solução das questões de saúde como prioridades para suas primeiras ações.

“Vou começar demitindo todos os secretários e os funcionários em cargos em comissão. Só assim garantiremos recurso para pagar o funcionalismo. Como já disse, fui pego de surpresa, não tenho total conhecimento dos problemas financeiros da prefeitura, mas já estamos buscando todas as informações”, disse.