"Sim, nos podemos"

Veneri vai ao Congresso Nacional do PT brigar por candidatura própria

Enquanto o PT articula, nos bastidores, um eventual apoio à candidatura de Gustavo Fruet (caso o ex-tucano filie-se ao PDT), o deputado estadual Tadeu Veneri (um dos três pré-candidatos do partido à prefeitura da capital) foi a Brasília tentar convencer a direção nacional do partido da importância da candidatura própria em Curitiba. O PT nacional está realizando entre hoje e domingo seu congresso nacional que definirá diretrizes para as eleições municipais do ano que vem.

Veneri lembrou que a candidatura própria é, historicamente, uma das diretrizes tiradas pelo PT em seus congressos em anos pré-eleitorais e que já conversou com o presidente nacional do PT, Rui Falcão, que lhe assegurou todas as condições para articular a pré-candidatura. “O presidente do partido nos afirmou que os nomes dos petistas colocados à disposição do partido têm plenas condições e legitimidade para postular uma candidatura”, comentou.

Após o Congresso, que deve debater, também, as regras para as prévias partidárias e as legendas com quem o PT poderá se aliar no ano que vem, Veneri promoverá uma reunião em Curitiba entre os defensores da candidatura própria para formular a estratégia do grupo após as alterações que poderão ocorrer no Estatuto do partido. “Queremos aprofundar a democracia, a participação popular e a transparência. Estamos convictos de que é possível construir políticas públicas que universalizem o acesso dos setores populares aos serviços públicos, hoje em boa parte elitizados”, comentou Veneri.