Vanhoni pede licença da AL durante a campanha

O deputado estadual Ângelo Vanhoni (PT) anunciou ontem que pediu licença da Assembléia Legislativa durante os noventa dias da campanha eleitoral. Vanhoni foi o primeiro dos oito deputados estaduais que concorrem nas eleições municipais a se afastar do cargo para cuidar exclusivamente da campanha para a prefeitura de Curitiba.

Segundo as informações divulgadas pela assessoria do candidato, ele não irá receber salário durante o período em que estiver afastado. A justificativa do candidato é que os compromissos de campanha impedem sua participação nas sessões. Desde que a Assembléia Legislativa reabriu no segundo semestre, o candidato da coligação “Tá na Hora Curitiba” compareceu em poucas sessões. “Não seria correto e ético receber o salário de deputado sem exercer plenamente o mandato”, disse.

Como o Regimento Interno da Assembléia Legislativa somente prevê a posse do suplente quando a licença é superior a 121 dias, Vanhoni não terá substitutos na Assembléia Legislativa, que vai economizar três salários no valor total de R$ 28,5 mil. O presidente da Assembléia Legislativa, Hermas Brandão (PSDB), disse que o fato de Vanhoni ter abdicado dos vencimentos não altera a norma interna e o suplente não poderá assumir. No novo Regimento Interno, que ainda está sendo elaborado, a proposta é abrir espaço para o suplente, independente do tempo de duração da licença e desde que não seja por motivo de saúde.

Ritmo

Em Curitiba, além de Vanhoni, outros dois deputados são candidatos à disputa majoritária. Luciano Ducci (PSB) é candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo tucano Beto Richa e Mauro Moraes é o candidato do PL à prefeitura. Moraes disse ontem que nos próximos dias irá decidir se irá requerer licença do mandato. “Por enquanto, não vejo necessidade. Minha campanha não tem tanto volume como a dos candidatos oficiais, que têm apoio de prefeito e governador. Eu tenho conseguido fazer campanha e ir a todas as sessões. Mas nas próximas semanas, dependendo do ritmo, avalio se preciso ou não me afastar”, afirmou.

A assessoria do deputado Luciano Ducci afirmou que ele não pretende se afastar da Assembléia Legislativa. Segundo a assessoria, Ducci tem conseguido conciliar a atividade parlamentar com a agenda de campanha.

No interior, são candidatos os deputados Barbosa Neto (PDT) e Elza Correia (PMDB), que disputam a prefeitura de Londrina, Luciana Rafagnin (PT), que concorre em Francisco Beltrão, Fernando Carli (PP), candidato em Guarapuava, e Nelson Tureck (PSDB), que está em campanha pela prefeitura de Campo Mourão.

Voltar ao topo