Valdir Rossoni assume secretaria da Assembléia

O deputado Valdir Rossoni (PSDB) será o próximo 2.º secretário da Assembléia Legislativa. Ele irá assumir a vaga que pertence atualmente à deputada Luciana Rafagnin, do PT. A participação de Rossoni na chapa foi confirmada ontem pelo presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM). Ao ser eleito para a mesa, Rossoni automaticamente deixará a liderança da oposição da qual está licenciado desde o início da campanha eleitoral deste ano.

A chapa, encabeçada por Justus, que será eleita na próxima segunda-feira, 1.º de dezembro, está quase fechada. Outro novo integrante da mesa será Elton Welter (PT). Ele irá substituir Rafagnin na indicação do PT, que ficará com a 3.ª secretaria. Está faltando apenas a confirmação do deputado Reni Pereira (PSB) na 5.ª secretaria, como representante do bloco independente.

Pereira entraria no lugar de Chico Noroeste. Mas como vigora um acordo interno proibindo os integrantes da mesa de participar das comissões permanentes, Pereira está em dúvida. Ele não sabe se irá trocar a participação em dez comissões por um cargo de 5.º secretário.

Pressa

Este ano, a mesa decidiu antecipar também a escolha dos integrantes e presidentes das comissões permanentes. Ao contrário de legislaturas anteriores, em que a composição das comissões eram definidas no início do ano legislativo, desta vez, s indicações serão feitas na próxima terça-feira, 2, no dia seguinte à eleição da mesa.

Além da presidência da Assembléia Legislativa, o DEM deverá permanecer na presidência da principal comissão da casa, a de Constituição e Justiça. O deputado Durval Amaral, do DEM, tem apoio da bancada governista para continuar na função.