Urnas eletrônicas paralelas serão sorteadas hoje

O presidente da Comissão de Votação Paralela, juiz Osvaldo Nallim Duarte, realiza hoje a partir das 9 horas, a cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas que serão objeto de auditoria da votação paralela do segundo turno das eleições 2008, marcadas para amanhã,26. Serão sorteadas três urnas eletrônicas entre os municípios de Londrina e Ponta Grossa.

O sistema foi implantado para atestar a confiabilidade do sistema. As urnas sorteadas serão alimentadas com dados de cédulas de papel que receberão votos de um grupo de eleitores selecionados, formado por fiscais partidários e estudantes.

As cédulas serão guardadas em urna de lona, lacrada a seguir. Para o preenchimento das cédulas, os fiscais terão à disposição a listagem dos candidatos dos municípios das seções sorteadas.

Amanhã, os registros da votação paralela serão digitados nas urnas eletrônicas e todo o procedimento gravado por equipe de filmagem contratada pelo TRE. Às 17 horas será encerrada a digitação, repetindo os procedimentos da eleição real, e na seqüência será feita a conferência dos dados dos boletins das urnas (voto digital).

A comissão encarregada da votação paralela é constituída por dois juízes (Osvaldo Nallim Duarte e Kennedy Josué Greca de Mattos) e duas promotoras eleitorais (Marione Souza Bandeira e Gislaine de Abreu Stadler), além de quatro servidores do TRE (Leidim Kou, Letícia Kanayama, Miguel da Costa Moreira e Luciano de Assis).