Voto 2012

Último debate é marcado pela apresentação de propostas

Diferentemente dos confrontos anteriores, o debate transmitido ontem à noite (26) pela RPC TV foi pautado pela cordialidade entre Gustavo Fruet (PDT) e Ratinho Junior (PSC). Em vez de buscar campo através dos ataques, os dois candidatos à prefeitura de Curitiba apresentaram propostas, priorizando temas como o transporte coletivo, educação na rede pública e o combate ao tráfico de drogas.

Transporte

Fruet afirmou que irá manter o sistema de canaletas já existente, porém, criando novas soluções, como os semáforos inteligentes e Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que gerariam maior mobilidade dos ligeirões.

Outro ponto abordado pelo candidato do PDT, dentro desse tema, é a revisão dos horários dos ônibus em horários de pico. Para isso, ele pretende investir R$ 200 milhões durante os quatro anos de sua gestão.

Em contrapartida, Ratinho Junior pretende criar o Veículo Leve sobre Pneus (VLP) para acabar com o sucateamento do transporte. Para ele, o sistema atual de canaletas já está ultrapassado e precisa ser modificado.

Educação

O setor da educação também teve propostas bem divergentes entre os dois “prefeituráveis”. Gustavo Fruet afirmou que pretende criar 15 mil novas vagas no sistema municipal de ensino. Ratinho Junior apresentou números mais modestos: disse criar algo em torno de 12,5 mil vagas para alunos da escola pública.

Tráfico de drogas

Ratinho Junior prometeu a criação de uma subsecretaria de segurança que, além de combater a violência na cidade, seria responsável por prevenir o tráfico de entorpecentes. Para isso, ele pretende contar com o apoio do deputado Franchini.

Fruet mostrou proposta menos ambiciosa e mais próxima à realidade: estabelecer o Conselho Municipal de Segurança Pública e fortalecer a Guarda Municipal.

Voltar ao topo