UEM homenageia os seus fundadores

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), que está completando 40 anos, vai homenagear nesta quinta-feira o ex-governador do Estado Paulo Pimentel e o ex-prefeito de Maringá Adriano José Valente (in memoriam) com o título de Honoris Causa. Os dois tiveram um papel essencial na criação da universidade. Foi Pimentel quem assinou o decreto que implantou a UEM, em janeiro de 1970. A concessão dos títulos faz parte das comemorações dos 40 anos da instituição, que tem promovido uma série de atividades em função da celebração.

“Este título ao doutor Paulo é o nosso reconhecimento à sabedoria, à visão de futuro por ele ter criado a Universidade Estadual de Maringá, assim como a Universidade Estadual de Londrina e a Universidade Estadual de Ponta Grossa. O título vem para valorizar o que foi feito para a nossa comunidade”, explica Mário Luiz Neves de Azevedo, vice-reitor da UEM e membro da comissão organizadora das festividades de 40 anos da universidade.

O título Honoris Causa é concedido para personalidades que contribuíram com a universidade, mas não fazem parte de seu quadro funcional. Pimentel foi governador do Estado entre 1966 e 1971 e um dos responsáveis pela instalação dos três polos universitários no interior do Paraná, criados por um mesmo decreto. “Foi uma ousadia. Interiorizar o ensino superior pressupunha resolver o problema da falta de professores, que na época fomos buscar em São Paulo. Hoje a UEM é muito conceituada em termos de pesquisa”, avalia Pimentel. O ex-governador destacou que o exemplo da criação da UEM foi seguido por faculdades privadas, que posteriormente se instalaram em Maringá e hoje contribuem, junto com a UEM, para a promoção do ensino na região.

Outro homenageado de amanhã, Adriano Valente, faleceu em fevereiro deste ano, aos 88 anos. Ele esteve a frente da prefeitura de Maringá entre 1969 e 1972. Tornou-se também um dos envolvidos diretamente na fundação da UEM. A família de Valente vai receber o título. A cerimônia de entrega acontece amanhã no teatro Calil Haddad.

Outras 30 pessoas também serão homenageadas na solenidade pela contribuição que deram para a formação, desenvolvimento e consolidação da universidade. Também estão programadas cerimônias nos campi da UEM em Goioerê, Umuarama, Cidade Gaúcha, Diamante do Norte e Cianorte.

Nestes 40 anos, a UEM virou referência pelo aprendizado, formação e desenvolvimento da região Noroeste do Paraná. Atualmente, a universidade oferece 17 opções de doutorados e outros 30 de mestrados, além de cursos de graduação e de extensão. A UEM foi considerada por dois anos seguidos (2008 e 2009) a melhor universidade do Paraná e uma das melhores do País nas avaliações promovidas pelo Ministério da Educação. “A universidade vem cumprindo seu papel de formação pessoal e também de formação de conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento regional”, afirma Azevedo.