Tudo pronto para a posse de Barbosa Neto

A posse do prefeito eleito de Londrina, Barbosa Neto (PDT), acontecerá no dia 1.º de maio (sexta-feira da próxima semana), às 9h, na Câmara Municipal. A data foi anunciada por Barbosa ontem, durante a entrevista coletiva em que anunciou mais nomes que farão parte de sua administração.

A Justiça Eleitoral marcou a diplomação de Barbosa para o próximo dia 28 e a Câmara tem até o dia 3 de maio para dar posse ao novo prefeito. A data foi escolhida pela equipe de Barbosa após solicitação da assessoria da Câmara.

Ontem, Barbosa praticamente concluiu a montagem do primeiro escalão de sua equipe, ao anunciar 14 novos nomes. Apenas não foram confirmados os nomes do novo presidente da Sercomtel, da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul).

Dos nomes anunciados ontem, um já ocupa o cargo: o engenheiro Denilson Vieira Novaes, nomeado pelo prefeito interino, Padre Roque (PTB) permanecerá no cargo.

Outros dois são ex-secretários da administração de Nedson Micheleti (PT): Camila Kauan, na Administração de Serviços Funerários de Londrina, e Mauro Viéceli, no Instituto de Desenvolvimento de Londrina.

Outro nome conhecido na lista divulgada ontem por Barbosa é o do médico Agajan Der Bedrossian, ex-secretário de Saúde na administração de Antonio Belinati (PP), que voltará ao cargo nove anos depois. Respondendo a processos por tráfico de entorpecentes e improbidade administrativa, o médico foi defendido por Barbosa durante a coletiva de ontem.

“A indicação é minha, assumo total responsabilidade. Não há nada que desabone a conduta dele. Foi o melhor secretário de saúde que Londrina já teve”, declarou. “Acredito que o Agajan sofreu uma injustiça e que isso ficará provado ao final do processo. Mas logicamente que, se ficar comprovado algo diferente, não vou proteger, vamos afastar”, acrescentou.

Para a pasta da Ação Social, Barbosa anunciou o nome de Jaqueline Micali, assistente social e professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O secretário de Comunicação será José Otávio Ereno, presidente do PCdoB, partido que apoiou Barbosa Neto na disputa com Luiz Carlos Hauly (PSDB), no segundo-turno suplementar, em março.

A Secretaria de Educação será comandada pela professora Vera Lúcia Hilst. Dóris Andrade da Cruz chefiará o Sistema Nacional de Empregos na cidade. Membro da equipe de transição de Barbosa, Fábio Góis será o secretário de Planejamento.

Ele participou do Conselho para o Desenvolvimento do Nordeste. O funcionário de carreira da COHAB de Londrina, João Verçosa, será o presidente da companhia. Para a Secretaria da Mulher, Barbosa anunciou o nome de Suely Galhardi. O médico Dênio Balarotti comandará a Caixa de Assistência e Pensão do Município.

Completam a lista o ex-técnico do Londrina Esporte Clube, Paulo Roberto de Oliveira, nomeado para a Fundação de Esportes de Londrina (FEL), e Leonardo Ramos, como novo secretário de Cultura.