Foto: Lucimar do Carmo

Valdir Rossoni: quebrando o gelo.

continua após a publicidade

Com a vaga de candidato a vice-prefeito já reservada para Luciano Ducci, do PSB, o prefeito Beto Richa e o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Valdir Rossoni, tentam atrair o DEM para o bloco da reeleição em Curitiba oferecendo espaço na aliança de 2010 para a sucessão estadual.

Ontem, Beto e Rossoni se reuniram com o presidente estadual do DEM, deputado federal Abelardo Lupion, o pré-candidato a prefeito, Osmar Bertoldi e deputados do partido. Mas foi só o começo da negociação, que prossegue na próxima segunda-feira, 16. ?Foi uma reunião para quebrar o gelo?, definiu Lupion.

Anteontem, Lupion havia condicionado o acordo em Curitiba a um acerto entre os dois partidos na capital paulista, onde o DEM esperava obter o apoio do PSDB para o atual prefeito Gilberto Kassab.

Ontem, entretanto, Lupion afirmou que, embora a vaga de vice-prefeito fosse importante para o partido e o processo eleitoral em São Paulo também pese nessa decisão, o projeto para 2010 também conta na hora de decidir se será mantida a candidatura de Bertoldi à prefeitura.

continua após a publicidade

?Nós temos um projeto para 2010 e isso é importante para nós. Não seremos adesistas neste processo de 2008. Queremos um partilhamento de idéias que esteja dentro do processo de crescimento dos Democratas?, afirmou.

Lupion disse que expressou a Beto e Rossoni a frustração do partido com a decisão de Beto de definir nome do candidato a vice-prefeito antes de conversar com eles, mas que o DEM não irá limitar a discussão a cargos.

continua após a publicidade

?Não vamos nos apequenar?, disse o presidente do DEM. Ele disse que vai conversar com os vereadores e pré-candidatos a vereador na segunda-feira para avaliar o que fazer em Curitiba. O DEM listou 120 pré-candidatos a vereador. ?Essa decisão interfere com os nossos pré-candidatos. É uma expectativa de eleição que não pode sumir de uma hora para outra?, comentou o presidente estadual do DEM.

O presidente estadual do PSDB afirmou que a conversa funcionou para reduzir a distância entre as duas siglas e que o que está em jogo em 2008 é o projeto eleitoral de 2010.