TSE retoma recurso de cassação de senadora do DEM

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve retomar hoje o julgamento do recurso que pede a cassação da senadora Rosalba Ciarlini Rosado (DEM-RN). Segundo a denúncia, no período de janeiro a maio de 2006, Rosalba apareceu 64 vezes na TV Tropical de propriedade de seu correligionário, concedendo entrevistas sobre assuntos variados. Essa exposição maciça teria favorecido a candidata, que venceu o pleito com uma diferença de 11 mil votos.

Os ministros avaliam que essas aparições configuraram abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação. A TV Tropical (retransmissora do SBT) alcança cerca de 80% do eleitorado do Rio Grande do Norte e tem como sócio o senador José Agripino Maia (DEM-RN).

O julgamento contra a parlamentar, eleita em 2006 pelo Democratas (DEM), no Rio Grande do Norte, seria retomado no dia 28, pelo ministro Carlos Alberto Menezes Direito. Como Direito foi indicado à vaga do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence, o recurso será analisado por seu substituto na Corte, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Felix Fischer.

O recurso foi ajuizado por Fernando Bezerra, candidato pelo PTB derrotado na reeleição para o Senado. Bezerra alega que a candidata teria feito uso abusivo e antecipado dos meios de comunicação para divulgar a candidatura ao Senado.

Voltar ao topo