TSE pode limitar doação de servidor público a partidos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que ocupantes de cargos de direção e chefia dos governos federal, estaduais e municipais não podem fazer doações a partidos políticos. A decisão pode atingir em cheio as finanças de algumas legendas. Mas, como foi a resposta a uma consulta do DEM, depende de ações sobre casos objetivos para valer.

O parecer dos ministros, definido na noite de quinta-feira, teve placar apertado: foram quatro votos a três. O relator, José Delgado, havia defendido que nenhum funcionário comissionado (sem concurso) do poder público poderia fazer doações. Prevaleceu, porém, o entendimento do ministro César Peluso, de que o veto deveria ocorrer apenas para os que ocupavam cargo de chefia.

Depois de aumento

O TSE se manifestou a partir de consulta feita pelos Democratas (DEM) em junho, depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter concedido aumento a ocupantes de cargos comissionados no governo federal.

Antes de decidir se entrará com processos específicos, o DEM deve analisar quanto o PT recebe de doações de comissionados que estão ocupando cargos de chefia. A partir daí, deve apresentar novo procedimento no TSE, pedindo a rejeição das contas da legenda.

As informações são do Jornal da Tarde

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.