TSE divulga números do eleitorado nacional

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está concluindo o levantamento sobre o número oficial de eleitores no País, que será divulgado na próxima semana.

A lista final de eleitores será encaminhada aos tribunais regionais eleitorais para uso nas eleições municipais de 3 de outubro. Na primeira prévia do TSE, o Paraná apareceu com 6 milhões 870 mil e 414 eleitores, consolidando um crescimento de 3% em relação à eleição de 2000.

Este ano, o TRE/PR cancelou 249 mil e 38 títulos eleitorais de um total de 1,3 milhão de títulos anulados em todo o País, o que equivale a 19,15%. A lista oficial do TSE vai mostrar quantos procuraram a Justiça Eleitoral para regularizar a inscrição e poderão reabilitar seu direito ao voto. O prazo para a regularização das inscrições terminou no dia 5 de maio.

Os cancelamentos foram determinados depois de um pente fino que o TRE realizou em sessenta municípios do Estado que entraram na lista de suspeitos do TSE por apresentarem um número de eleitores superior a 65% do número de habitantes. Nestas cidades, os eleitores foram convocados a comparecer à Justiça Eleitoral para um recadastramento destinado a esclarecer suspeita de fraudes.

O TRE concluiu que, no Paraná, a proximidade entre número de eleitores e total da população não configurava nenhuma ilegalidade. O descompasso foi ocasionado porque o eleitor mudou de domicílio eleitoral e não solicitou a transferência do seu título à Justiça Eleitoral. O eleitor continuava constando como eleitor do município, embora já não fosse mais contabilizado como habitante.

De acordo com a assessoria do TRE, a varredura não detectou casos de eleitor “fantasma”, como aconteceu no Rio de Janeiro, onde foram verificadas situações de duplicidade de títulos eleitorais. Conforme o TRE, no Paraná, a informatização de ponta a ponta do sistema impede este tipo de fraude. O Paraná, desde 96, dispõe de um cadastro estadual de eleitores em rede e a cada emissão de título já pode identificar de imediato se o eleitor está inscrito em mais de uma cidade.

Voltar ao topo