TSE cassa prefeito de Paiçandu

Maringá

– Os eleitores de Paiçandu, município localizado a 10 km de Maringá, correm o risco de voltar às urnas bem antes do que previam. É que o Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do prefeito Jonas Lima (PTB) e determinou nova eleição para o cargo. Também foram cassados, no mesmo processo, o vice-prefeito Aroldo Françoso (PSDB) e a vereadora Janysléia Sela (PL). Os três são acusados de ter distribuído cestas básicas, dentaduras e dinheiro para eleitores pobres em troca de votos, na eleição municipal de 2000.

A denúncia de compra de votos partiu de um opositor político, que disputou a última eleição para prefeito. Os acusados perderam a ação em todas as instâncias jurídicas, mas ainda podem apelar ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ontem, o prefeito cassado não foi encontrado em Paiçandu porque teria viajado para ingressar com recursos junto ao TSE e STF.

Sua assessoria jurídica informou que vai entrar com pedido de efeito suspensivo da decisão. Caso a decisão seja favorável, Limas poderá continuar administrando o município até sair a sentença final. Se for negado o efeito suspensivo, o TRE estará apto a convocar nova eleição em Paiçandu, definindo data e prazos para a campanha eleitoral.

Voltar ao topo