TSE cassa o prefeito de Itaipulândia

O ministro Ricardo Lewandowsky, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou recurso e confirmou, em decisão monocrática, a cassação da candidatura do prefeito de Itaipulândia (Oeste), Lotário Knop (PDT) e sua vice, Maria Odete Zinn (PMDB).

A chapa foi impugnada porque Maria Odete é dona de farmácia e teria vendido medicamentos à prefeitura no período de seis meses anteriores à eleição. Como a decisão é monocrática, ainda cabe recurso. Se confirmada a cassação, nova eleição deverá ser marcada no município e Knop pode concorrer novamente.

Em Nova Aliança do Ivaí, (noroeste), a Justiça determinou o afastamento do prefeito Adir Schmitz (PP). O prefeito, sua esposa, alguns cunhados e o assessor jurídico da prefeitura são acusados de fraudar concurso público.

Além do afastamento do prefeito, foram requeridas na ação medidas liminares de indisponibilidade dos bens dos acusados. Schmitz também é investigado por contrato ilegal de funcionários, dispensa de licitações, fraudes a licitações, pagamentos ilegais de diárias e outras supostas irregularidades.