politica

Trump nomeia lobista para equipe de transição em Departamento de Habitação

O presidente eleito Donald Trump indicou nesta terça-feira a executiva Shawn Krause, vice-presidente da Quicken Loans, para a equipe que supervisiona a transição no Departamento de Habitação e Desenvolvimento Urbano (HUD, na sigla em inglês). A empresa de Shawn é a maior administradora de hipotecas emitidas pela Administração Federal de Moradia (FHA, na sigla em inglês), que faz parte do HUD.

Registrada como lobista da Quicken em 2009, Shawn cancelou o registro nas últimas semanas, de acordo com um executivo da companhia.

A equipe de transição de Trump ordenou que todos os lobistas fossem removidos de seus postos há duas semanas para atender às suas promessas de campanha de “drenar o pântano” em Washington. Os porta-vozes da equipe não responderam aos pedidos de entrevista da reportagem.

A Quicken, por sua vez, disse que o papel de Shawn na transição de Trump não gera nenhum conflito de interesses para a credora hipotecária, e ressaltou que os 26 anos de empresa a tornaram qualificada o suficiente para auxiliar no próximo governo.

“Faz todo o sentido ter alguém como ela. Você está encontrando pessoas que realmente entendem de habitação”, disse Bill Emerson, executivo-chefe da Quicken. “Quando você pensa em drenar o pântano, isso vai diretamente de acordo”.

A Quicken foi processada pelo Departamento de Justiça no ano passado, sob a alegação de que a empresa havia enganado o governo sobre a qualidade de algumas hipotecas emitidas pela FHA entre 2007 e 2011. A companhia, que está recorrendo do processo, disse ser alvo de uma “caça às bruxas” pelos promotores federais. Ainda no ano passado, a Quicken processou preventivamente o Departamento de Justiça e o HUD, alegando que o governo a forçou a admitir alegações de fraudes, mas um juiz federal dispensou o caso. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo