TRE/PR julga denúncia contra Cassio

Está marcada para hoje a decisão do TRE/PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) a respeito da denúncia crime sobre o uso de um caixa 2 na campanha que reelegeu o prefeito Cassio Taniguchi (PFL). Segundo a assessoria de imprensa do TRE/PR, este é o único processo em pauta do dia. O líder da bancada de oposição na Câmara Municipal, vereador Paulo Salamuni (PMDB), afirmou que irá convocar toda a bancada para acompanhar a sessão.

“Estamos confiantes de que o processo será aberto. A cidade fez a sua parte e agora esperamos que a justiça faça a parte dela. Levantamos tudo que era possível e esperamos que este assunto não se prolongue ainda mais”, disse Salamuni.

As investigações tiveram início em novembro de 2001, após denúncia do tesoureiro de campanha, Francisco Paladino Júnior. Na semana passada a juíza Joeci Machado Camargo pediu vistas no processo, o que causou o adiamento da decisão. Além dela faltam ainda os votos de Paulo César Belio, César Cunha e Cláudia Cristina Cristofani. O relator, Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro, apresentou seu voto no dia 20, aceitando a denúncia.

Proposta pelo procurador eleitoral, João Gualberto Garcez Ramos, ela baseia-se na omissão de gastos que somariam R$ 632.547,48 segundo documentos apurados no inquérito realizado pela Polícia Federal. Para o procurador, Cassio Taniguchi realizou quarenta e oito vezes a conduta prevista como crime pelo artigo 350 do Código Eleitoral.

Voltar ao topo