TRE/PR divulga novos tempos dos candidatos

A 4.ª Zona Eleitoral de Curitiba divulgou ontem a nova tabela do tempo que os partidos e coligações vão dispor em rádio e televisão a partir do dia 17 de agosto.

Ela altera a tabela original, divulgada há duas semanas, em função de uma nova resolução editada pelo Tribunal Superior Eleitoral, atendendo consulta formulada pelo PSDB, que considera, para efeito da divisão de tempo, a bancada diplomada no dia 2 de fevereiro de 1993, com os votos de legenda. A coligação Tá na Hora Curitiba, de Ângelo Vanhoni perdeu 12s, e a coligação Curitiba Melhor Pra Voce, de Beto Richa foi beneficiada com mais 19s.

Amanhã, às 15h30, representantes dos partidos políticos e das empresas de propaganda voltam a se reunir no TRE com o juiz da 175.ª Zona Eleitoral, Fernando Morais, para o sorteio do restante dos out-doors que serão utilizados para divulgação das candidaturas. Ontem foi também o último dia para que os partidos apresentassem os registros de seus comitês financeiros. A assessoria de imprensa do TRE não informou, até o final da tarde, se algum deles deixou de fazê-lo.

Desfalque

Antes mesmo do prazo fatal para o julgamento dos pedidos de impugnação, dois partidos sofreram baixas na sua chapa de candidatos a uma vaga na Câmara Municipal de Curitiba: o PFL e o PPS. No primeiro caso, nada menos que 10 indicados resolveram renunciar à candidatura, reduzindo de 45 para 35 a chapa inicialmente apresentada pelo partido. O comando de campanha manifestou surpresa diante da informação fornecida pela assessoria do TRE e não adiantou, pelo menos até o final da tarde de ontem, que providência tomará a respeito. A lei dá prazo até o dia 3 de agosto para que o partido faça as substituições necessárias.

O PPS, cuja chapa proporcional tinha 63 nomes, ficou com dois a menos. Antônio Leocádio Cordeiro também desistiu de disputar uma vaga de vereador, e Marilene Cristina da Graça Batista teve o registro de sua candidatura indeferido pelo juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D?Artagnan Serpa Sá. Mais quatro candidaturas foram indeferidas por falta de documentação. Duas do PDT, que integra a coligação PDT-PAN-Prona -Roberto Cesar Evangelista e Neosolo Rebello – e duas do PSL – Andersom Zanella e Joice Maria Camargo.

Desistência

São os seguintes os candidatos do PFL a vereador que desistiram do pleito: Dorival Gabriel Zacaria, Rodrigo Kummer Mattoso, Miguel Arnoldo Wille, Osvaldo Meldola, Irineu Zanuzzo, Agostinho Schicowski, Antonio Carlos Doro, Paulo Mossimann da Silva, o “Foguetinho”, Nivaldo Aparecido Monteiro e Delvacir Antunes Pangaro.

Os novos tempos dos candidatos Candidatos a prefeito em Curitiba:

 

Candidato

Partido/Coligação

HEG

Achiles Ferreira Jr

PTC

46s15c

Ângelo Vanhoni

Tá na Hora Curitiba (PT/PMDB/PCdoB/PCB/PTB/PSC)

8m57s49c

Avenir Rosa

PRTB

46s15c

Beto Richa

Curitiba Melhor Pra Você (PSDB/PSB/PTN/PP/PDT/PSL/PAN/PRONA)

8m18s27c

Danilo D?Avila

PT do B

46s15c

Gilberto Félix

PSTU

46s15c

Jorge Luiz de Paula Martins

PRP

46s15c

Leopoldo Campos

PSDC

46s15c

Mauro Moraes

PL

1m54s65c

Melo Viana

PV

57s96c

Osmar Bertoldi

PFL

4m02s21c

Pedro Manoel Neto

PMN

48s51c

Rubens Bueno

Coligação do Voto Limpo (PPS-PHS)

1m21s58c

Candidatos à Câmara de Vereadores de Curitiba:

Partido/Coligação

HEG

Coligação Aliança Tá na Hora Curitiba

8m39s94c

Coligação do Voto Limpo

1m08s76c

Coligação PDT/PAN/PRONA

1m34s75c

Coligação Socialismo com Liberdade

1m25s30c

PP

2m26s71c

PSTU

33s33c

PSL

35s69c

PSC

38s05c

PL

1m41s83c

PFL

3m49s39c

PSDC

35s69c

PRTB

33s33c

PMN

35s69c

PTC

33s33c

PV

45s14c

PRP

33s33c

PSDB

3m16s32c

PTdoB

33s33c

Fonte: TRE/PR

Justiça prorroga prazos

O juiz da 1.ª Zona Eleitoral, D’Artagnan Serpa Sá ,prorrogou até hoje, às 19h, o prazo para os candidatos que estão em dívida com a Justiça Eleitoral apresentarem a documentação exigida para registro. Até o final da tarde de ontem, eram 32 os casos em que os postulantes a uma vaga na Câmara Municipal não tinham apresentado os comprovantes de escolaridade. Quem não conseguir, vai ter que se submeter a um teste de conhecimentos gerais que será aplicado na sexta-feira (23), nas dependências do tribunal.

Trata-se de um teste básico de conhecimentos gerais, elaborado por dois professores e um pedagogo da rede municipal de ensino. A lei dispõe que o candidato não pode ser analfabeto, mas não estipula um nível mínimo de escolaridade, razão pela qual as provas são bastante simples, como as que a juíza da 102.ª zona eleitoral (Mandaguaçu, no Norte do Estado), Mariza de Freitas, aplicou ainda ontem à 13 pessoas que almejam a uma vaga na Câmara de vereadores local.

Em Foz do Iguaçu, até ontem à tarde, 33 candidatos se enquadravam nessa situação. O juiz da 46ª zona eleitoral, Glaucio Simões, deu prazo de 72 horas à partir da notificação, para que a documentação seja completada. Mas o teste de escolaridade já foi marcado para domingo (25), às 9h30, no Fórum local. Em Londrina, a prova será aplicada hoje, às 10h, no cartórtio eleitoral, a um único postulante a vereador que não preencheu os requisitos exigidos. Pelo menos mais dois municípios marcaram testes para candidatos: Peabiru e Arapoti.

De qualquer forma, os juízes eleitorais têm prazo até o dia 14 de agosto para o deferimento do registro de candidaturas, o que tem permitido que muita gente providencie a regularização de seu pedido de registro junto à Justiça Eleitoral.

Voltar ao topo