O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) anulou ontem a cassação de mais três vereadores afastados do cargo pelo juiz Aloísio Sérgio Rezende Silveira, da 1.ª Zona Eleitoral de São Paulo. A corte acolheu por unanimidade os recursos interpostos pelos parlamentares Carlos Alberto Bezerra Júnior, Dalton Silvano e Ricardo Teixeira, todos do PSDB. Com isso, 19 dos 25 vereadores cassados por Silveira foram absolvidos. Todos foram acusados de terem recebido doações ilegais nas eleições de 2008.

continua após a publicidade

Na decisão divulgada hoje, o TRE repetiu os argumentos empregados quando absolveu outros 16 vereadores: não há provas de que sejam ilegais as doações realizadas pela Associação Imobiliária Brasileira (AIB), entidade que patrocinou, no total, R$ 10,6 milhões em 2008 e financiou 26 candidatos vitoriosos. As cassações de Silveira basearam-se em investigação do Ministério Público Estadual de São Paulo (MPE-SP), segundo a qual a AIB seria um braço do Sindicato das Imobiliárias e Administradoras (Secovi). A Lei Eleitoral proíbe doações de campanha provenientes de sindicatos.

O TRE-SP também anulou na semana passada a cassação do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), e de sua vice, Alda Marco Antônio (PMDB). Os réus eram acusados de ter recebido nas eleições de 2008 R$ 10 milhões em doações consideradas irregulares pela Justiça Eleitoral. Entre as doadoras, estavam a AIB e empreiteiras acionistas de concessionárias de serviços públicos, como Camargo Corrêa e OAS. Por unanimidade, a corte do TRE-SP anulou a cassação de Kassab e Alda por falta de provas. O MPE-SP pretende recorrer da decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

continua após a publicidade