dúvidas

TRE-RJ investiga se diploma de Garotinho é verdadeiro

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) investiga se o diploma apresentado ao órgão pelo deputado federal Anthony Garotinho, candidato derrotado a governador do Rio pelo PR, é verdadeiro. Segundo o TRE-RJ, o documento expedido pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (Faceten), sediada na capital de Roraima, Boa Vista, informa que Garotinho concluiu o curso de Teologia na entidade em 2012. Ao negar a irregularidade, o deputado apresentou diploma expedido por outra entidade – o Seminário Teológico da Igreja Assembleia de Deus de Realengo, no Rio -, que teria uma parceria com a Faceten.

O diploma foi juntado por Garotinho no processo em que o Ministério Público Eleitoral pede a cassação do registro da candidatura de Garotinho a governador e a declaração de inelegibilidade devido a suposto abuso do poder econômico, propaganda política fora do período legal e outras irregularidades. Embora a eleição já tenha ocorrido, o processo continua porque pode acarretar punições ao deputado.

Garotinho apresentou o diploma na fase de alegações finais do processo. O corregedor-geral Alexandre Mesquita suspeitou do documento porque foi emitido por faculdade distante do Rio e de Brasília. Para ele, seria impossível frequentar o curso pessoalmente todo dia. Segundo o Ministério da Educação, a Faceten não oferece cursos de graduação à distância. O corregedor determinou que a faculdade apresente, em três dias, comprovantes de que Garotinho frequentou o curso, como histórico escolar, carga horária e endereço. O prazo terminou ontem e, desde então, a Justiça Eleitoral pode proceder a busca e apreensão dos documentos, o que não ocorreu até esta sexta-feira.

Garotinho se manifestou por meio de seu blog. Ele apresentou um diploma expedido por outra instituição de ensino, afirmou que está sendo perseguido pelo corregedor e afirmou que vai processá-lo. “Não sei com que interesses o corregedor do TRE espalhou a falsa notícia (…) de que apresentei um diploma falso de teologia junto ao tribunal. (…) Fiz o curso de teologia no Seminário Teológico da Igreja Assembleia de Deus de Realengo (bairro da zona oeste do Rio), dirigido pelo bispo José Alfredo Almeida. Meu diploma é validado pelo MEC, tirei 9,5 na minha monografia de 44 páginas, que tem o título `Oração: a ação que produz intimidade do homem com Deus'”, escreveu Garotinho. “Sinceramente não me resta outra alternativa a não ser processar o ilustre desembargador por essa calúnia. Só pode ser mais uma dessas ações encomendadas contra mim. Tenho até o histórico escolar com minhas notas em todas as matérias, que cursei ano a ano. Tudo regular, conforme determina a lei. (…) Em todo caso quero deixar claro: frequentei as aulas, como outro aluno qualquer, (…) fiz provas, participei da formatura (…) e ainda fui o orador da turma.”