Eleições

TRE julga mais de 2.200 processos no Paraná

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná julgaram mais de 2.200 processos até o último dia 6 de setembro. Por conta dos recursos relativos ao pleito municipal nos 399 municípios do Estado e aos processos de infidelidade partidária, a Corte do TRE do Paraná vem realizando sessões diárias (exceto aos domingos), desde o dia 1.º de setembro.

Foram realizadas até agora 80 sessões de julgamentos, e somente na semana passada, quando foram realizadas seis sessões, a média de processos julgados superou a marca de 70, com sessões começando às 14 horas e se prolongando até as 2 horas da madrugada do dia seguinte, como foi o caso da sessão do último sábado, dia 6.

Invariavelmente, as sessões têm terminado por volta da meia-noite. Se forem somadas as horas em que a Corte esteve reunida ao longo dos seis primeiros dias de setembro, chega-se a quase 62 horas, o que equivale a dois dias e meio inteiros julgando processos.

Em comparação com os últimos três anos, este número é 37% maior que o total de processos julgados no ano de 2005 e 2007 juntos, que foi de 790 e 820 processos, respectivamente.

Se comparar com o ano eleitoral de 2006, o montante de processos julgados até o momento no Estado do Paraná já representa 91% do total de julgados naquele ano inteiro, que foi de 2.398 processos.

Outro comparativo interessante do trabalho desenvolvido pelo tribunal eleitoral paranaense é o número de recursos de registro de candidaturas deste ano, que foi de 1.002 processos, um volume 61% maior que o da última eleição municipal, de 2004, que foi de 624 recursos.

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná é presidida pelo desembargador Ângelo Zattar e composta pelo corregedor e vice-presidente desembargador Jesus Sarrão e pelos juízes membros Gilberto Ferreira, Renato Lopes de Paiva, Auracyr Azevedo de Moura Cordeiro, Gisele Lemke e Munir Abagge. O procurador regional eleitoral é Néviton de Oliveira Batista Guedes e a diretora-geral Ana Flora França e Silva.