TRE fará teste nas urnas eletrônicas

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná fará a verificação de funcionamento das urnas eletrônicas por meio de amostragem, no dia da eleição. A comissão encarregada da votação paralela, designada pelo presidente do TRE, desembargador Ângelo Zattar, já está instalada e será presidida pelo juiz da 145.ª Zona Eleitoral de Curitiba, Osvaldo Nallim Duarte.

No sábado, 4 de outubro, véspera da eleição, serão sorteadas três urnas eletrônicas do Paraná, sendo uma obrigatoriamente da capital. As urnas sorteadas serão alimentadas com dados de cédulas de papel a serem preenchidas, no TRE, pelos fiscais partidários e estudantes previamente convocados.

 

Fiscal

 

No dia da eleição, 5 de outubro, os “votos” da votação paralela serão digitados nas urnas eletrônicas e todo o procedimento gravado por equipe de filmagem contratada pelo TRE. No encerramento da votação, será feita a conferência dos dados dos boletins das urnas (voto digital) que deverão coincidir com o registro manuscrito nas cédulas. Os partidos estão sendo convidados a indicar fiscais para acompanhar o processo.